VOLTA REDONDA
Com o objetivo de reforçar a segurança na Região Sul Fluminense, foi assinado nesta terça-feira, 24, no bairro Vila Mury, em Volta Redonda, o termo de cooperação entre o Governo do Estado e a prefeitura para a implantação da 3ª Companhia do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar. A unidade será instalada no bairro Roma, próxima à Rodovia Presidente Dutra, e começará a funcionar em até cinco meses. A solenidade, realizada na sede do 5º Comando de Policiamento de Área (CPA) da PMRJ, no bairro Vila Mury, contou com as presenças de diversos prefeitos da região.
O governador em exercício do Rio, Rodrigo Bacellar, e o prefeito Antônio Francisco Neto participaram da cerimônia, que também marcou a entrega de 27 viaturas semiblindadas ao 5º Comando de Policiamento de Área (CPA), responsável pelo policiamento de 20 municípios da região.
Segundo o prefeito Neto, o terreno já foi doado pela prefeitura para instalação da unidade, que atenderá toda a região. “A união com o Governo do Estado tem trazido mais segurança para Volta Redonda e municípios vizinhos. Agradeço ao governador Cláudio Castro e, agora, ao governador em exercício Rodrigo Bacellar pelo apoio de sempre”, disse.
Já o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Marcelo Menezes, reforçou que o BAC vai ampliar a capacidade de resposta da PM em operações de alta complexidade. “É um reforço essencial às unidades convencionais. Os cães ajudam na localização de armas, drogas, explosivos e pessoas escondidas, garantindo resultados mais eficazes”, explicou.
Unidade regional
O BAC de Volta Redonda terá atuação estratégica em conjunto com o 10º BPM (Barra do Piraí), o 28º BPM (Volta Redonda), o 33º BPM (Angra dos Reis), o 37º BPM (Resende) e a 2ª CIPM (Paraty), seguindo o modelo da unidade já implantada em Macaé.
“Entendo que um estado forte só se faz com a composição que temos aqui hoje no palco, com o Governo do Estado, junto dos deputados, prefeitos e vereadores. Nós somos um Rio só e a nossa responsabilidade é continuar um trabalho e avançar cada vez mais. Entregaremos mais viaturas para todo o Sul Fluminense, porque onde não se tem segurança, não há prosperidade. Queremos um estado mais pujante e é isso que estamos construindo”, disse Bacellar.
Homenagens e unidade política
Durante a solenidade, o prefeito Neto homenageou autoridades da segurança pública com a entrega de placas e entregou uma camisa do Voltaço ao governador em exercício, que vestiu o uniforme no palco. Bacellar destacou a união entre os poderes. “Onde não há segurança, não há prosperidade. Estamos construindo um estado mais pujante, com apoio de prefeitos, vereadores e deputados”, disse.
Esta é a primeira vez que o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar, que é pré-candidato ao Governo do Estado do Rio nas eleições de 2026, assume o Palácio Guanabara após a renúncia do vice-governador Thiago Pampolha, que se tornou membro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Bacellar ocupa o cargo de governador desde o último dia 16, quando Cláudio Castro (PL) se licençiou por dez dias para uma viagem em família.




