ANGRA DOS REIS
Foi realizado hoje o anúncio da obra de ampliação do Aeroporto Carmelo Jordão, na Japuíba, com a presença do governador Cláudio Castro. São investimentos de mais de R$ 26 milhões do Governo do Estado para fomentar o turismo na Costa Verde. O prefeito Fernando Jordão esteve presente, assim como o senador Flávio Bolsonaro e outras autoridades. Estão previstas na primeira etapa de ações a ampliação da pista, do pátio, do balizamento noturno e da cerca patrimonial; na segunda etapa, um novo terminal de passageiros. A obras serão iniciadas o mais rápido possível, na intenção de que a primeira parte das intervenções seja finalizada no começo da alta temporada de 2023.
A pista passará por extensão, ficando com 1.075 metros, 90 a mais no trecho sobre o mar. Será com isso aumentada a mobilidade com a duplicação do número de passageiros. A ideia é que a área do aeroporto, de 850 mil metros, também ganhe, mais à frente, uma marina, um centro de convenções, um hotel e um centro comercial. Atualmente a administração do aeroporto é da Angra Aeroportos. “As obras vão mudar completamente o patamar do local, com voos comerciais de aviões com capacidade para até 90 passageiros e um novo terminal de atendimento mais completo àqueles que utilizarão o Aeroporto Carmelo Jordão – informa o diretor da Angra Aeroportos, Marco Gravatá Galvão.
O governador Cláudio Castro apontou que o aeroporto é fundamental para impulsionar a capacidade de empreender de toda a Costa Verde. A previsão é que mais de mil empregos diretos sejam gerados. As intervenções no local incluem a complementação do pátio de aeronaves e da nova pista de táxi, sinalização horizontal, recapeamento e ampliação da pista sobre o mar, implementação de balizamento noturno, iluminação de pátio, sinalização vertical e construção de cerca operacional. “Há tempos falamos da ampliação do aeroporto. Hoje estamos em um alinhamento total entre o governo federal, o governo estadual e a Prefeitura de Angra, numa oportunidade única para o município”, conclui o prefeito Fernando Jordão.