>
241129 univs0001 crtst182 medicina a voz da cidade 970x150

Governador afastado apresenta defesa em processo de impeachment no Tribunal Misto

Por Tânia Cruz
a voz da cidade
bnr am aniv resende 970x150

ESTADO

Na segunda-feira, dia 19, advogados apresentaram a defesa do governador afastado Wilson Witzel (PSC), em processo de impeachment no Tribunal Especial Misto (TEM). A defesa será apreciada pelo relator do processo de impeachment no TEM, Waldeck Carneiro (PT).

A informação é e que trata-se de um documento contendo 49 páginas, bem menor que a defesa apresentada à  Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que teve 681. Nela, a defesa discorre sobre as atribuições do governador e defende a tese de que Witzel não interferia diretamente no funcionamento de cada secretaria e em seus ordenamentos de despesas. O relator do caso terá dez dias para analisar os argumentos e, então, apresentar um parecer, para ser votado pelo Tribunal Misto, que definirá se aceita ou não a denúncia.

O documento faz críticas ao ex-secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, que o cita em delação feita à Procuradoria-Geral da República, e ao ex-subsecretário executivo de Saúde, Gabriell Neves. Os dois chegaram a ser presos. Witzel nega ainda vínculos com o empresário Mário Peixoto, dono de diversas empresas com contratos com o estado e apontado como dono de empresas que mantiveram contratos de fachada com o escritório de advocacia da primeira dama, Helena Witzel.


NEGA IRREGULARIDADE

A defesa nega qualquer irregularidade cometida pelo governador afastado nesses atos e se alonga em detalhes biográficos da vida dele. Lembra a defesa que Witzel é filho de uma empregada doméstica com um metalúrgico e cita ainda a forma como se aproximou da primeira-dama Helena Witzel, também investigada. O documento critica a decisão do Ministro Benedito Gonçalves, do STJ, que o afastou do cargo, e a qualifica como precária.

O Tribunal Misto é formado por cinco deputados estaduais, cinco desembargadores da justiça estadual e pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que tem direito ao voto de minerva em caso de empate.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos