Durante a realização de Ronda Escolar na noite de segunda-feira, dia 23, agentes da Guarda Municipal apreenderam nas imediações do Centro de Educação Integrada (CEI) Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro, um simulacro de pistola e um cartão de passe encontrado dentro de uma mochila. Ao notarem a presença e aproximação da viatura da GM, dois adolescentes tentaram fugir, mas foram alcançados.
Durante a abordagem os guardas realizaram uma busca nas adjacências e encontraram uma mochila, que havia sido jogada sobre o muro da escola por um dos adolescentes. A direção da escola foi acionada, pois os menores estudam na unidade, e em seguida foram encaminhados juntamente com o seu diretor adjunto à 90ª DP.
Os adolescentes, de 15 e 16 anos, foram ouvidos pela polícia na presença dos pais e foram liberados após assinarem um termo de declaração. A posse do simulacro não configura crime e não havia antecedentes criminais e nem mandado de prisão aos mesmos.
O comandante da Guarda Municipal, Joel Valcir, destaca que as rondas escolares não têm como objetivo fazer um trabalho ostensivo nas comunidades. “Nosso papel é atuar junto às unidades escolares com a realização de palestras e atividades educativas, focando na diminuição da violência e consumo de drogas, e reforçando a segurança dos jovens e crianças das escolas barra-mansenses”, finalizou.