Gentileza Gera Gentileza

0

Quando cheguei ao Rio de Janeiro, em abril de 1967. Tudo me era admirável: O povo, a comida, o leite, as frutas que não conhecia, como por exemplo o Caqui: Um tomate doce?

O Pão de Açúcar, o Corcovado, muito conhecido em todo o mundo; forte atração turística. A praia de Copacabana e Ipanema muito cantada.

Senti o impacto do frio de 16 graus que não conhecia. Em Recife, a média é 28º graus, quando chega 22º graus o Recifense está tremendo.

O que me chamava a atenção, era que todos os dias quando ia trabalhar, de São Cristovão á Copacabana; passava na Avenida Brasil e debaixo daqueles elevados (que não existem mais). Ali estava um senhor de idade, barbudo e cabeludo do alto de uma escada nas colunas dos elevados, escrevendo muitas palavras filosóficas e educacionais, pichando as colunas.

Depois vim saber que este senhor chamava-se Jose Datrino, era Paulista e chamavam-no de Gentileza. Tinha sofrido um trauma muito grande quando perdeu sua filha e sua esposa num incêndio do Gran-Circo Norte Americano em Niterói RJ. Na década de 60.

Então, o Gentileza, na sua depressão, se dedicou a escrever. E uma das suas célebres palavras foram: GENTILEZA GERA GENTILEZA.

Isto era um grito de alerta a todos. José Detrino passou a ser um profeta clamando por um comportamento digno, isento de avareza, de irresponsabilidade de falta de amor ao próximo.

Muitos profetas Deus têm se levantado ao longo dos milênios. Os pregadores do evangelho têm levantado suas vozes por uma tomada de posição do homem e da mulher diante de Deus e da sociedade. Muitos estão morrendo por falta de harmonia, de amor, de atenção. Os pais não dão mais atenção aos filhos. Os amigos não são mais amigos de afeto, de relacionamento social, de dar atenção, de se interessar pelos problemas, até porque, muitos estão sufocados pelos seus próprios problemas, agregados a carreira desenfreadas pela sua posição social, seus status, e por seus bens.

Para despertar a todos sobre o perigo de se viver ansiosos com as coisas do mundo; como se nós mesmo pudéssemos garantir o nosso futuro; sobrecarregando-se de preocupações, ansiosos por adquirir um bem-estar mal adquirido como quem come uma fruta verde. Certamente vai lhe trazer problemas.

Deus nos convida a viver fazendo bem a nós mesmo, e ao nosso próximo. Vamos parar de correr pelo que não irá trazer proveito mais tarde. (Mateus 16.26) Afogando nossos sentimentos, nosso amor, nossa paz, nossa consciência; nos games, jogos, notícias, que irão nos trazer angústia, solidão e inquietação. Deixe o Espirito Santo trabalhar em tua vida.

Jesus é o Príncipe da Paz. Seus caminhos são caminhos de segurança, de prazer que prosseguirá para a vida eterna. Seus caminhos não os nossos caminhos nem os seus pensamentos, os nossos pensamentos; eles são mais altos e muito mais proveitosos. Por que, pois, não se associar a Ele? E Lhe entregar os anseios da nossa vida? Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará. (Salmos 37.5).

 

Pr José Edson

Assembléia de Deus

Av. Pres. Kennedy 1502 Barra Mansa RJ

 

 

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !