RIO
O Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ), com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), e o Departamento Geral de Combate à Corrupção ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD), da Polícia Civil, cumprem 19 mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira, 27. Os mandados da operação Ruptura decorrem de investigação que apura os crimes de constituição de milícia privada e lavagem de capitais por integrantes da organização criminosa conhecida como “Bonde do Varão”, atuante em Nova Iguaçu.
Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Especializada em Organização Criminosa e estão sendo cumpridos em Queimados e Nova Iguaçu. Um dos endereços de busca e apreensão é a sede de uma empresa que atua no setor de serviços de comunicação multimídia e é suspeita de ser utilizada para lavagem de dinheiro das atividades da organização criminosa.
De acordo com o GAECO/MPRJ, o grupo é acusado de praticar diversos crimes, incluindo extorsão de comerciantes e moradores, exploração de serviços de gás, água e internet, comercialização de gelo, agiotagem, operação de vans, cobrança de taxas condominiais e gestão de aterros clandestinos.