VOLTA REDONDA
A 20ª edição da Copa Diarinho de Futsal chegou ao fim neste fim de semana consagrando a força do esporte de base na região Sul Fluminense. Organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) em parceria com o jornal Diário do Vale, o torneio teve suas oito partidas finais disputadas nas manhãs de sábado, 5, e domingo, 6, no Ginásio Poliesportivo Carlos Augusto Haasis Filho, no bairro Jardim Vila Rica.
A competição durou cerca de três meses e contou com números expressivos: 580 partidas realizadas, 3,5 mil atletas participantes – entre meninos e meninas – e 247 equipes representando 58 instituições de 12 cidades, incluindo Angra dos Reis, Barra Mansa, Itatiaia, Juiz de Fora (MG), Porto Real, Resende, Valença e Volta Redonda. Os jogos aconteceram em oito ginásios da cidade.
Dividida por faixas etárias (sub-7, sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17), a Copa foi separada em duas divisões: Série Prata (projetos sociais) e Série Ouro (instituições particulares). No sábado, foram decididos os campeonatos da Série Prata, com os seguintes campeões: no sub-17, Nesec venceu o SMEL/Santa Cruz por 5 a 0; no sub-15, Nesec superou o SMEL/Vila Rica por 3 a 2; no sub-13, o SMEL Açude derrotou o SMAS Vila Americana por 2 a 0; e no sub-11, o SMEL/Três Poços bateu o SMEL/Arena do Aterrado por 6 a 2.
Já no domingo, foi a vez da Série Ouro conhecer seus vencedores: no sub-17, o Futsal VR venceu a equipe da Secretaria Municipal de Itatiaia por 3 a 1; no sub-15, o Atlético Porto Real fez 6 a 1 sobre o SE Real; no sub-13, o Itapuquinha Futsal levou a melhor sobre o Diamantes Futsal por 3 a 2; e no sub-11, o Projeto Cebolinha da Torcida venceu o Firjan SESI VR por 4 a 3 em uma das partidas mais equilibradas da rodada final.
A secretária de Esporte e Lazer, Rose Vilela, celebrou a marca histórica da 20ª edição e o envolvimento da comunidade:
“Chegar na 20ª edição, com a participação das famílias, das equipes, é muito importante. Parabéns aos campeões de cada categoria e a todos que participaram dentro e fora de quadra, pois o apoio da torcida é fundamental”, falou Rose, agradecendo o apoio do prefeito Antonio Francisco Neto, do diretor-presidente do Diário do Vale, Luciano Pançardes, e do secretário de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Rafael Picciani, na realização desse evento.
O prefeito Neto também agradeceu a todos os envolvidos, principalmente, ao Diário do Vale: “A Copa Diarinho é uma referência, um orgulho para nós. Começou lá atrás e segue sendo um sucesso até hoje. Parabéns e ano que vem tem mais”.