Furnas faz alerta de queimadas no estado do Rio e diz que fogo pode comprometer abastecimento de energia nas regiões

0

RIO

A Eletrobras Furnas realizou um alerta para as consequências do impacto dos incêndios que vêm ocorrendo no Estado do Rio de Janeiro, uma vez que o fogo pode comprometer o abastecimento de energia das cidades e regiões. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgaram que desde o início do ano, até agora, o estado do Rio de Janeiro registrou 408 focos de incêndios. Em 2020, a empresa contabilizou 124 desligamentos provocados por queimadas em seu sistema de transmissão. Só no estado, onde a empresa possui 3.488 quilômetros de linhas de transmissão, foram registradas 10 ocorrências no ano passado.

Neste ano, de janeiro até agosto, a companhia contabilizou 21 desligamentos. Até o momento não foi registrada ocorrência no estado. Recentemente foi lançada uma campanha contra as queimadas que está sendo divulgada na cidade do Rio e municípios da baixada fluminense, além de Campos dos Goytacazes. Os estados mais afetados, em geral, são Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins. O sistema de transmissão de Furnas passa por esses estados, onde também estão localizadas usinas e subestações da empresa.

Ricardo Abdo, gerente de Linhas de Transmissão de Furnas destacou que diz que essa é uma conscientização importante, e lembrou que a queimada é ainda um crime ambiental, conforme o Decreto 2.661, de julho de 1998. Este é um tema tratado com frequência pela empresa para esclarecer a população dos riscos, impactos e prevenção contra as queimadas.

A empresa oferece ainda um número de telefone (serviço gratuito que funciona 24 horas) para receber informações sobre queimadas e outras irregularidades que sejam identificadas próximo às linhas de transmissão: 0800 0252555.