ESTADO
As operações de crédito do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) em 2020/2021 atingiram cerca de cinco mil contratos formalizados, com mais de R$ 400 milhões em crédito concedido exclusivamente para as micro e pequenas empresas do estado do Rio de Janeiro. Em comparação com o período de 1º de maio de 2020 a 31 de março de 2021 com 1º de maio de 2019 a 31 de março de 2020, esse resultado representa um aumento de 4000% em novos contratos de crédito. Os dados são do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio de Janeiro (Sebrae Rio).
Segundo Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio, essas operações foram fundamentais para que os empreendedores tivessem fôlego. “Em um momento de queda no nível de faturamento, esse acesso proporcionou a manutenção das empresas durante a crise. Os pequenos negócios precisavam e continuam precisando de programas com operações de crédito com prazos de carência maiores e juros mais baixos”, destaca. Durante todo o processo, o Sebrae atuou como avalista complementar nos contratos de crédito com mais de R$ 300 milhões em garantias. Das empresas “fampeadas”, 37% estão na capital.
Do total de operações via Fampe, 64% foram destinadas às empresas de pequeno porte. Já as microempresas conseguiram 23% dos contratos e os microempreendedores individuais tiveram 13% desses acordos. Em relação aos setores, 42% das empresas de serviços solicitaram esse crédito, seguido de perto pelo comércio com 39% dos pedidos. O segmento de Alimentos representa 20% das operações, Moda (11%), Construção Civil (6%) e Turismo (4%).
OPERAÇÕES DE CRÉDITO
Para que o empreendedor tenha mais oportunidades de conseguir uma linha de crédito, é importante que as informações estejam atualizadas. Na abertura de conta, os empresários precisam apresentar RG, CPF, comprovante de residência e declaração do imposto de renda pessoa física. Na análise de crédito, as instituições financeiras vão avaliar se existe alguma informação divergente. Para isso, os documentos exigidos são: contrato social / CCMEI, Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis), extrato do Simples Nacional, último Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D) com recibo e declaração do faturamento de 2019, 2020 e dos últimos 12 meses.
De acordo com a sua política de análise de risco de crédito, a instituição financeira poderá solicitar certidões e documentos adicionais. No Estado do Rio de Janeiro, a Caixa Econômica Federal, AgeRio, Sicoob e Banco Original oferecem linhas de crédito com aval do Fampe.
FAMPE
O Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas foi criado pelo Sebrae há mais de 25 anos com intuito de apoiar as MPEs, naquele que é um dos principais obstáculos ao buscar acesso a crédito: a apresentação de garantias. Para saber em detalhes as regras, o que é e como funciona o Fampe, acesse o link https://url.gratis/3tqar.