Fundação Sergio Loureiro reforça doação de sangue para o Hemonúcleo de Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA
O Hemonúcleo de Volta Redonda, anexo ao Hospital São João Batista (HSJB), recebeu nesta quarta-feira, dia 19, um reforço no seu estoque de sangue através da campanha “O Amor corre pelas veias. Doe Sangue”, realizada pela Fundação Sergio Loureiro (FSL) com o apoio da Transporte Excelsior e o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).
A parceria com o hemonúcleo de Volta Redonda busca incentivar doadores de todos os tipos sanguíneos para abastecer a unidade, que está com baixo estoque, e os funcionários da Transporte Excelsior se uniram para fazer parte dessa iniciativa, que pode salvar vidas.
DOAÇÕES VÊM CAINDO
O médico hematologista Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima, responsável pelo Hemonúcleo de Volta Redonda, alertou que as doações vêm caindo muito nas últimas semanas, e os estoques estão ficando vazios. “Doar sangue é um ato de solidariedade que salva vidas, e a doação de uma única pessoa pode salvar até quatro vidas. O sangue é essencial para o tratamento de diversos pacientes que dependem desse gesto de solidariedade. A doação é a única esperança para muitos que precisam de transfusões regulares. Por isso, é crucial que mais pessoas se conscientizem e participem desse ato altruísta”, ressaltou o médico. “É uma alegria fazer parte do time de doadores que se comprometeu com esta causa. Muitos procedimentos cirúrgicos dependem de sangue para serem realizados, inclusive cirurgias relacionadas a crianças que estão na Neonatal. O sangue de um doador pode salvar até quatro vidas, e é essa a motivação de estarmos aqui hoje,” afirma Serginho Loureiro, gerente executivo da FSL.
PARA DOAR
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), não estar em jejum e nem ter ingerido alimentos gordurosos e bebida alcoólica no dia anterior à doação.
No dia da doação, o voluntário deve apresentar na unidade um documento de identidade com foto. Para ser doador é preciso ainda manter um estilo de vida saudável, não ter comportamento de risco e respeitar o intervalo mínimo entre as doações, que é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.
O Hemonúcleo de Volta Redonda funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas. O local atende ao HSJB, além de outras três instituições: Hospital Municipal Dr. Munir Rafful, o Hospital do Retiro, Hospital Municipal Dr. Nelson Gonçalves (antigo Cais Aterrado) e Hinja, além da Agência Transfusional de Piraí e Hospital Municipal de Pinheiral.

 

Deixe um Comentário