RESENDE
O Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende (Fundação Confiar), entidade autônoma, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, promove durante esta semana em sua sede, no bairro Morada da Colina, o processo seletivo de adolescentes inscritos para as oficinas socioeducativas de 2018.
O trabalho iniciado na segunda-feira, dia 26, reúne 1.200 adolescentes na faixa etária entre 14 e 17 anos, que disputam 430 vagas em sete oficinas. O processo de seleção consiste na aplicação de uma redação com temas atuais e variados, a atividade ocorre nos turnos da manhã e tarde. A seleção termina nesta quarta-feira, dia 28. O ano letivo da Fundação Confiar terá início no dia 19 de março.
Segundo o governo, o número de 1.200 inscrições é expressivo e pode ser considerado positivo pelo trabalho do Confiar. “Nós estamos realizando um trabalho técnico competente e o retorno que a equipe está tendo da população é algo incrível. É uma resposta positiva que demonstra a seriedade e o compromisso da nossa proposta que é ampliar os horizontes na vida desses jovens”, disse a presidente da Fundação Confiar, Márcia Cruz Alves Imbuzeiro, ressaltando que a grande procura pelas oficinas representa a confiança das famílias no trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica “que está ainda mais capacitada para contribuir com o crescimento dos adolescentes”.
Todos os participantes moram em Resende e estudam em escolas públicas, conforme exigência da Fundação Confiar. Os 430 selecionados serão absorvidos em sete oficinas: Auxiliar de Sala de Aula, Recreador de Creche, Empreendedor Social, Guarda Aprendiz, Educação Ambiental, Noções Administrativas e Fotografia. “Cada uma das oficinas oferecerá 60 vagas, com exceção da Educação Ambiental, que terá 70 alunos distribuídos metade no período da manhã e outra metade no horário da tarde. Todos os participantes receberão, mensalmente, uma bolsa-auxílio de R$ 150, além de vale-transporte”, informa Márcia Imbuzeiro.
INSCRIÇÕES
As inscrições para as oficinas tiveram início em novembro de 2017. Cada oficina visa preparar os adolescentes para o mercado de trabalho e vida em sociedade. Com esse objetivo, são trabalhados temas universais como cidadania, saúde e trabalho em equipe, além de orientação com relação à oratória e disciplina. As atividades trabalham os conhecimentos através das aulas teóricas e práticas de modo a consolidar uma visão canalizada para especializações que possibilitem a inserção dos estudantes no mercado de trabalho, permitindo que eles realizem exercícios no contraturno escolar, reduzindo o tempo ocioso. Após 10 meses de curso, os alunos recebem o certificado em solenidade compartilhada com a comunidade.