Fundação Confiar e a AMAR desenvolvem novo projeto de plantio de árvores em Resende

0

RESENDE

Os adolescentes atendidos pela Fundação Confiar através do projeto Oficina de Florestas, além de alunos com necessidades especiais oriundos da Sociedade Pestalozzi de Resende, estão envolvidos em novo projeto de incentivo ao plantio de árvores: o Plantar florestas para colher água. O projeto desenvolvido pela Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar) tem a coordenação do Centro de Referência em Educação Ambiental de Resende (Crear) e será realizado até o mês de novembro.

São aproximadamente 70 adolescentes envolvidos nas atividades que oferecem aulas teóricas e atividades práticas, como oficinas, visitas a campo, dinâmicas de grupo e jogos cooperativos, abordando temas como recursos hídricos; coleta de sementes e produção de mudas; resíduos sólidos e reaproveitamento de materiais recicláveis; unidades de conservação; organização e funcionamento do Horto Municipal; e recuperação de áreas degradadas, entre outros. “O principal objetivo deste projeto é melhorar a qualidade e a quantidade dos recursos hídricos através da conscientização dos nossos alunos. Atualmente, temas como sustentabilidade e educação ambiental já são abordados nas salas de aula, mas precisamos ir além”, informa a coordenadora Rosângela Vieira.

As atividades do projeto têm aulas teóricas na sede da Fundação Confiar e atividade prática, no Horto Municipal. A instrução é realizada por equipe de Educação Ambiental da Amar formada por profissionais especializados como biólogos, engenheiros florestais, geógrafo e um comunicador.

O projeto Plantar florestas para colher água foi criado a partir do convênio entre a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap).

error: Conteúdo protegido !