RESENDE
Jovens mulheres de Resende estão recebendo uma oportunidade transformadora de se prepararem para o mercado de trabalho através da Jornada Liga STEAM, um programa da Fundação ArcelorMittal em parceria com a Social Brasilis. Esta iniciativa oferece formação gratuita em áreas de ciência, tecnologia, engenharias, arte e matemática (STEAM), com duração de oito meses.
O programa, que começou em outubro, foi criado com o objetivo de promover a inclusão no mercado de trabalho para mulheres jovens. As participantes têm acesso a mentorias com especialistas, conhecimentos técnicos em tecnologia e automação, e a oportunidade de se conectar com profissionais da ArcelorMittal Resende. As aulas acontecem semanalmente na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).
Uma das alunas, Nina Portugal da Costa, expressou sua satisfação com a formação: “Os professores são ótimos e estou aprendendo tanto na teoria quanto na prática, de forma muito eficiente. O professor sempre traz exemplos de mulheres que revolucionaram de alguma forma a tecnologia, e isso me inspira, porque quero ser engenheira,” destacou Nina.
Além do aprendizado técnico, as alunas têm a possibilidade de desenvolver novas tecnologias que podem se tornar inovações científicas, tecnológicas e sociais com impacto positivo no mercado de trabalho e na sociedade. As áreas que compõem o STEAM são vistas como as profissões do futuro, e a Jornada Liga STEAM busca capacitar jovens mulheres para esses desafios.
Liga STEAM
A Liga STEAM foi criada em 2022 e promove a adoção da abordagem educacional STEAM nas escolas brasileiras, com referência em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido. A iniciativa inclui a formação de educadores, a criação de uma Comunidade de Educadores Liga STEAM e o Prêmio Nacional Liga STEAM, que visa incentivar projetos inovadores na educação.
O programa é totalmente gratuito e as participantes recebem certificação ao final do curso, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho e contribuindo para a formação de uma mão-de-obra qualificada e diversificada.