BARRA MANSA
Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, três a cada vinte crianças de Ensino Fundamental precisam usar óculos. E se não fazê-lo pode, além de agravar o problema ocular, acarretar em dificuldades no aprendizado. Só que, nem sempre as famílias têm os recursos necessários para resolver a situação. Foi pensando nisso que há mais de 20 anos foi criado o programa Ver e Viver. Gerido pela Fundação ArcelorMittal, a iniciativa entrega óculos a crianças de escolas das redes municipais onde o Grupo ArcelorMittal atua.
Esta semana, foi a vez de contemplar estudantes de Barra Mansa e Resende. O programa funciona por meio de uma triagem que acontece nas escolas municipais de Ensino Fundamental I. Essa triagem é feita pelos próprios professores das escolas, depois que passam por treinamento específico do programa.
SELEÇÃO PRÉVIA
Em Barra Mansa e Resende, mil crianças de cada cidade foram selecionadas para continuar o processo e verificar a necessidade do uso dos óculos. Depois desta seleção prévia, as crianças passaram por consultas e por exames. Em Barra Mansa, depois das consultas 208 alunos foram selecionados para os exames, e 330 em Resende. Por fim, 71 estudantes de Barra Mansa foram diagnosticados com alguma condição que demandava o uso de óculos e 195 em Resende.
Em Resende, as crianças receberam os óculos na Escola Municipal Getúlio Vargas e em Barra Mansa a entrega foi feita no Parque Ambiental Saudade. Além dos alunos com familiares, os eventos contaram com a presença de representantes das prefeituras e das secretarias municipais de educação.
É importante ressaltar que, criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal é responsável por direcionar os investimentos sociais e conectar o Grupo ArcelorMittal a causas relevantes para a cidadania das crianças e jovens brasileiros. As iniciativas promovidas pela Fundação se articulam em três eixos prioritários que são a Educação, Cultura e Esporte. Mais informações sobre a fundação podem ser obtidas em www.famb.org.br