RESENDE
De forma online, 1.614 (98,71%) funcionários das empresas do consórcio modular da Volkswagen Ônibus e Caminhões, decidiram a favor da suspensão temporária de contratos de trabalho e a redução salarial. O acordo passa a vigorar a partir do próximo dia 27, segundo a empresa, além da garantia do emprego, os benefícios serão integralmente mantidos.
Todo o processo foi realizado virtualmente, pelo site do Sindicato dos Metalúrgicos entre as 9 e as 16 horas desta terça-feira. Foram 1635 votos, sendo 1628 válidos.
A votação foi proposta após um consenso entre o Consórcio Modular, Sindicato dos Metalúrgicos e a Comissão de Fábrica, a Volkswagen Ônibus e Caminhões, pela ampliação da Medida Provisória 936 do governo federal que permite a suspensão temporária de contratos de trabalho e a redução salarial em razão dos efeitos da pandemia da Covip-19 na economia do país.
O QUE MUDA
Para a área de produção, a medida será para o pessoal considerado excedente. A proposta é suspender os contratos de trabalho por dois meses. Neste caso, a fábrica paga os 30% do salário líquido, enquanto o governo compensa com 70% com o valor do seguro-desemprego. Não haverá desconto proporcional do 13º salário e férias. A proposta é de que a medida vigore por 60 dias, tempo pelo qual a empresa assegura que não fará corte de pessoal.
Já para a área administrativa, a redução de jornada de trabalho e salários será de 25%. Através da MP, o governo compensa parte da perda com 25% do valor do seguro-desemprego a que o trabalhador teria direito, o período previsto neste caso é de três meses, tempo pela qual a empresa se compromete a não fazer demissões.
DEMAIS MONTADORAS
A assessoria do Grupo PSA, que fica em Porto Real, informou que os funcionários estiveram em férias coletivas, e que atualmente estão usando banco de horas, portanto, a montadora está com as atividades paralisadas. A respeito de suspensão temporária de contratos de trabalho e a redução salarial, a empresa deverá ter algum comunicado em breve. Já a assessora de imprensa da Nissan respondeu apenas que estão avaliando a situação no momento.