ANGRA DOS REIS
Na última quinta-feira, dia 06, funcionários da Eletronuclear decidiram através de assembleia a não paralisarem os seus serviços. O embate entre sindicato e empresa vem se desenrolando desde o ano passado.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Energia Elétrica nos Municípios de Parati e Angra dos Reis (Stiepar), Cássio Lúcio Tilico, no último dia 3, empresa e sindicato teriam uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), para tratar sobre julgamento de dissídio de greve e econômico, mas a empresa desistiu. “A empresa, ao longo de 2024 até a presente data vem se esquivando sobre o acordo coletivo, levamos para mediação no TRT, mas a empresa desistiu do acordo de conciliação. O trabalhador, hoje, está totalmente desamparado de acordo coletivo”, cita.
Ele conta que na assembleia desta quinta-feira, dia 6, foi comunicado aos funcionários o fato. “Solicitamos aos trabalhadores a aprovação de um processo efetivo de dissídio econômico que garanta os direitos do trabalhador. A aprovação foi de 100%, na sexta, dia 7, daremos entrada no TRT, e vamos aguardar a decisão, por esse motivo, não vamos paralisar as atividades. Não pedimos nada além dos benefícios já conquistados pela classe, apenas o justo, como a reposição integral da inflação do período, e manter conquistas já existentes, como 100% de férias para todos os trabalhadores e plano de saúde”, destaca.
Cássio ainda destaca que o sindicato não tem nada contra a empresa. “Nossa responsabilidade são duas usinas nucleares, trabalhamos com perigo e o justo o trabalhador ter os benefícios dele em dia”, cita.