Fumaça de empresa de Barra do Piraí continua prejudicando moradores de Pinheiral

0

BARRA DO PIRAÍ/PINHEIRAL

Moradores de Pinheiral voltaram a procuraram o jornal para denunciar o problema com a fumaça, que vem da empresa Frangos Rica, situada no município de Barra do Piraí. O poluente atinge os bairros Varjão, São Jorge e Vale do Sol de Pinheiral, e segundo as queixas, o que mais prejudica é o odor de queimado, já que no local residem muitas crianças e idosos que sofrem com problemas respiratórios. O A VOZ DA CIDADE tentou novamente entrar em contato com a empresa Frangos Rica e com a Prefeitura de Barra do Piraí, onde está situada a unidade, mas nenhum dos dois procurados respondeu as demandas até a publicação desta nota.

Segundo as queixas, após a reportagem, que foi publicada no dia 30 de maio, o problema parecia ter sido solucionado, porém na última sexta-feira, dia 7, os moradores voltaram a reclamar da fumaça. No último dia 28, em uma ação em conjunto das prefeituras de Barra do Piraí e Pinheiral na empresa Frangos Rica, foi esclarecido que o aparecimento da fumaça era devido à mudança no processo de aquecimento dos galpões, que antes era feito a gás e mudou para lenha de eucalipto. O processo é feito durante a noite por ser um horário com temperatura mais baixa e os galpões precisam de aquecimento.

O morador do bairro Varjão, de 72 anos, Olinto Bartoline Filho, informou que sofre de enfisema pulmonar e que essa situação está sendo um problema para sua saúde. “Depois que o meio ambiente das duas cidades foi ao local, imaginei que essa situação iria tomar jeito, mas pelo visto não”, lamentou , relatando que dessa vez a fumaça não estava densa como antes. “Mas o cheiro forte de queimado, que chega a sufocar, está muito evidente e isso é o que mais nos prejudica”, ratificou.

Questionada pelo jornal A VOZ DA CIDADE, a Prefeitura de Pinheiral informou por conta de a fumaça ter reaparecido, a Secretaria Municipal do Ambiente estará solicitando ao Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) apoio para solucionar o problema, tendo em vista que, a empresa está em outro município. Ainda segundo informou a nota da prefeitura, a empresa Frangos Rica havia marcado uma reunião com a equipe da Secretaria Municipal do Ambiente de Pinheiral  para a última quinta-feira, dia 6, porém foi cancelada de última hora e não foram apresentados os documentos solicitados.