Frio e chuvas em grande parte do Estado do Rio de Janeiro

0

ESTADO
Segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), grande parte do Estado Rio de Janeiro, foi atingida desde quarta-feira pelo frio e chuvas. A previsão é ainda de grande volume de chuvas, nas regiões da Costa Verde, Médio Paraíba, Centrossul Fluminense, Baixadas Litorâneas, Metropolitana do Rio, Norte Fluminense e Serrana Fluminense.
De acordo com o Inmet, a previsão de chuva prevista para todo o Estado está entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/h. Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Ainda conforme o alerta, na Costa Verde, o volume de chuvas será mais intenso nas cidades de
Angra dos Reis e Paraty.
O coordenador da Defesa Civil de Angra dos Reis, Lauro Oliveira Santana, informou ao A VOZ DA CDADE que, mesmo diante do volume alto de chuvas esperado para as próximas horas, até o momento sem alertas. Aconselhou apenas para que a população fique atenta aos informes da Defesa Civil no SMS 40199 e atenção por parte de motoristas na BR 101 e RJ 155. “Se for necessário estaremos enviando avisos se os volumes aumentarem”, informou o coordenador, lembrando que a chuva constante, mesmo que fraca, pode causar também muitos transtornos assim como as precipitações mais fortes e intensas. No caso das grandes acumulados de chuva podem acarretar deslizamento de encostas, transbordamentos de rios e córregos e acidentes nas vias, devido as pistas molhadas.
CHUVA FINA E FRIO
Em Barra Mansa e Volta Redonda, cidades do Sul Fluminense, a chuva fina e o frio fizeram as pessoas retirarem dos guardas roupas os agasalhos, sombrinhas e guarda-chuvas. Nos dois municípios, desde a tarde de quarta-feira, as pessoas já circulavam de blusas de frio e até toucas pelas ruas. É o caso da comerciante de Volta Redonda, Viviane Helena Lemos, de 49 anos. Disse que nunca sai de casa sem sombrinha nessa época do ano, pois uma hora chove e outra faz sol. “A mesma coisa é a blusa de frio. Quando saio de casa, às vezes, está quente, mas nunca deixo de levar uma roupa de frio na bolsa. Hoje foi diferente. Sai de blusa de frio e estou levando uma roupa mais fresca, mas com certeza, pela previsão que vi, não vai esquentar”, comentou a mulher.
As instruções das defesas civis é para que as pessoas evitem enfrentar o mau tempo, observem alteração nas encostas e que em caso de rajadas de vento, não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. O alerta é para que as pessoas não devem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. E se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. A população deve ainda obter mais informações junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros.

Deixe um Comentário