Freixo encerra curso de Formação Política em Volta Redonda proposto pelo vereador Jari

0

VOLTA REDONDA
Proposto pelo vereador, Jari de Oliveira (PSB), o curso de Formação Política foi encerrado no último fim de semana. A ação foi proposta pelo parlamentar em cumprimento a um compromisso assumido por ele durante a campanha eleitoral de 2020. O encerramento do curso foi acompanhado pelo parlamentar no auditório da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Aterrado. Houve ainda palestra com o deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ), que falou sobre “O que é ser de Direita ou de Esquerda? Como se organizam os partidos políticos”.
Foi o segundo encontro presencial do curso. A abertura do curso, no início de agosto, no mesmo local, contou com a participação do também deputado federal, pelo mesmo partido, Alessandro Molon, que falou sobre o tema “Política com P Maiúsculo”. Os outros assuntos foram abordados em reuniões virtuais pela plataforma Google Meet. Entre os temas estavam democracia, mandato participativo, construção de políticas públicas, a diferença entre capitalismo, socialismo e comunismo e transparência e controle social.
EMPENHO DE TODOS
Conforme declarou o vereador Jari, o empenho de todos os profissionais que atuaram de forma voluntária na realização do curso de Formação Política foi fundamental para o sucesso da proposta. “Além dos dois deputados federais que fizeram as palestras de abertura e encerramento, tenho que agradecer ao professor e mestre José Arimathéa Oliveira, vice-presidente do PSB-Volta Redonda, que coordenou o curso e a todos os professores universitários que atuaram como dinamizadores, como João Alves, que deu a ideia durante a campanha de 2020 e, principalmente aos quase 70 participantes, que mostraram interesse pela política e estão dispostos a contribuir para formar uma sociedade mais justa”, agradeceu o vereador.
A professora de História, Patrícia Lemos, acompanhou todas as palestras online e aprovou a ideia de Jari. “Foi uma iniciativa enriquecedora. Uma oportunidade de adquirir conhecimento e compartilhar com pessoas que realmente entendem do assunto. Essa experiência será importante para minha vida profissional e pessoal”, disse.
EMBASAMENTO
O estudante Bruno Gurgel acredita que ter participado do curso o coloca em vantagem sobre outras pessoas em relação à participação no dia a dia da política. “As palestras me deram embasamento para me posicionar e, além da área política, na área social. É muito bom ter conhecimento para não cair em Fake News”, falou.
O deputado federal, Marcelo Freixo afirmou que, assim que recebeu o convite de Jari para fazer a palestra final do curso de Formação Política em Volta Redonda, fez questão de participar. “As ideias de mandato coletivo e participação popular do vereador fazem dele referência, não só para o município, como para toda a região. E é nisso que acredito. É pela formação que criamos lideranças e também faço isso, na prática, nos meus três mandatos na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) promovi cursos de formação política e sigo investindo nesta ideia”, declarou Freixo.