Fotógrafo Antônio Calino será homenageado na Primavera dos Museus

0

VOLTA REDONDA

O Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro de Volta Redonda participa da 13ª Primavera de Museus. O grande homenageado do evento, será o fotógrafo Antônio Calino.

A abertura do evento será no dia 22 de setembro, domingo, quando será inaugurado um painel de grafite em homenagem ao fotógrafo, além da exposição de caricaturas organizada pelo fotógrafo Magela Bastos também em homenagem ao fotógrafo e ex-diretor e ex-professor de fotografia do Clube Foto Filatélico (sede do Museu). O evento conta com fotografia, grafite, caricatura, samba e feijoada.

No domingo ainda conta com o ‘Samba no Museu”, idealizada pela produtora Nyna Ribeiro, com Roda de Samba por conta dos grupos ‘Fina Estampa’ e ‘Parceira Certa’, além das participações especiais de Kaká do ‘Sorriso Aberto’, Robian Show, Mitos do Samba, Elder do Cavaco, Biro Jack e Grupo Ziriguidum. E claro, cerveja gelada e a deliciosa feijoada com aquele preço super camarada completam a abertura da 13ª Primavera dos Museus.

De acordo com Magela, artistas renomados como Ique, Clovis Lima, Anderson de Souza, Cristovão, Pedro Dias, Duarte, Luis Fernandes, João Basco, Mattias, Nei Lima, Batistão, Ray, Bento, Rafael Alves, e o próprio Magela derão ao mestre Calino a merecida homenagem. “A ideia foi homenagear o nosso saudoso mestre Calino, que era um amante do humor e da caricatura. Então pensei em reunir vários artistas cartunistas do Brasil e o convite foi aceito em minutos”, afirmou Magela.

O evento ainda traz muitas atrações para motivar o público, principalmente os amantes dos retratos em preto e branco a frequentar e conhecer por dentro o Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro, como a exposição permanente ‘Memórias da Cidade do Aço’, a exposição de câmeras e equipamentos fotográficos do acervo do Museu, além do laboratório de revelação de filmes e fotografias em preto e branco, local por onde passaram grandes nomes da fotografia voltarredondense e brasileira, entre eles o mestre Calino que iniciou ali, na década de 70 sua carreira de sucesso passando a desenvolver a fotografia profissionalmente e como meio de expressão artística.

“Visitar o Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro por dentro permitirá ao público  conhecer, aprofundar e ficar por dentro da história do surgimento de Volta Redonda e da resistência da instituição contra as investidas da CSN em tomar e aniquilar a memória da nossa cidade”, diz a presidente do Museu Kika Montteiro.

13ª Primavera dos Museus

É um evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que coloca Volta Redonda no calendário nacional de discussão e reflexão sobre o tema ‘Museus por dentro, por dentro dos museus’. Segundo o IBRAM o intuito da 13ª edição da Primavera dos Museus é envolver ainda mais os públicos de museus na aventura de conhecer, preservar e compartilhar memórias. Até o dia 27 de setembro, mais de 300 instituições estarão neste propósito em todo o Brasil.

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !