Fórum Regional de Turismo Fluminense tem presença do artesanato de Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA
Realizado na quinta-feira, dia 26, o Fórum Regional de Turismo Fluminense, teve a participação de Volta Redonda com o artesanato local. O evento, realizado no Centro de Convenções General Sombra, em Vassouras, foi promovido pela Secretaria de Estado de Turismo com a finalidade de promover os destinos turísticos situados na região Turística do Vale do Café para empresas do trade turístico, visando a comercialização e formação de parcerias.
Durante o evento, Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), representou o artesanato local com o Projeto Arigó. Vários artesãos do município produzem peças com identidade cultural, fazendo uma homenagem aos trabalhadores que migraram na expansão do município.
PEÇAS COM DIVERSOS MATERIAIS
De acordo com a diretora de Turismo da secretaria, Débora Cândido, as peças com diversos materiais e técnicas utilizam a alegoria do Arigó como ave migratória par simbolizar estes trabalhadores. Lembrou ainda que os Arigós representados na forma de aves migratórias, que buscam abrigo e sustento onde posam simbolizam o trabalhador que ‘fez seu ninho’ em Volta Redonda. “Essa bonita homenagem encanta a todos, tanto pela beleza das peças quanto pela importância da história”, declarou Débora Cândido.
A cidade também participará promovendo toda a cadeia produtiva que atende ao Turismo de Negócios, como meios de hospedagem, alimentos e bebidas, empresas de transportes turísticos e opções de lazer, e ainda divulgando roteiros temáticos nas áreas.
Foram disponibilizados QR codes com roteiros virtuais que permitiram aos visitantes, conhecer a cidade, com o objetivo de promover diversos segmentos de mercado com os roteiros de Compras, Eventos, Áreas Verdes e Patrimônio Histórico Industrial. O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, ressaltou que, com a vacinação avançando, cada vez mais o município está investindo em ações para a retomada segura do turismo. “Que é um importante gerador de empregos e movimenta a economia da nossa região”, concluiu.