Fórum Municipal de Educação discute planejamento do setor

0

RESENDE

O Conselho Municipal de Educação (Cedur) e a Secretaria de Educação encerram neste sábado, dia 8, o IX Fórum Municipal de Educação de Resende (Fomer). O evento iniciado na noite de ontem, acontece no auditório da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), no bairro Campo de Aviação. O evento que reúne os gestores e conselheiros do setor educacional de Resende tem como proposta debater melhorias para o setor de ensino municipal. O ponto-chave é o acompanhamento do Plano Municipal de Educação de Resende para o decênio 2015-2025.

No primeiro dia de atividades houve a apresentação cultural com a Orquestra de Cordas da Educação de Resende, a palestra ‘Plano Municipal de Educação: Planejamento, Avaliação e Política Pública em Ação’, com o professor Celso Vasconcellos. Neste sábado a programação começa às 8 horas, com a apresentação da Secretaria Municipal de Educação. Em seguida, ocorrerá a apresentação do monitoramento dos resultados do plano municipal de Educação.

O evento acontece nas instalações da AEDB, no bairro Campo de Aviação – Foto: Idelfonso Pinheiro

Na abertura do Fomer participaram diversas autoridades como a secretária de Educação, Rosa Frech e o presidente do Conselho de Educação, Hilton Silva Neto. O anfitrião do evento, professor Antonio Carlos Esteves, vice-presidente da AEDB e representante da instituição no Cedur, lembrou que a AEDB incentiva e apoia a construção de uma sólida e eficaz política educacional em Resende, com o apoio dos demais atores constitucionais. “A qualidade e o atendimento educacional de nossas crianças, jovens e adultos, de forma continuada e permanente, depende da participação da sociedade na elaboração e no acompanhamento da implementação do Plano Municipal de Educação”, enfatiza.

Rosa Frech lembrou que o Fomer é voltado ao monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME), visando expor os resultados do planejamento feito ao longo dos anos, desde 2015, quando o texto foi aprovado em Resende. Dois anos depois, em 2017, o mesmo plano foi revisado e alinhado às diretrizes nacionais.

O PME de Resende é válido durante o decênio 2015-2025, mas já passou por alterações. A partir da Lei nº 3.328 de 14 de dezembro de 2017, sancionada pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz, de 14 metas e estratégias definidas pela lei original, o plano foi modificado para 24 itens. “O fórum é um importante encontro bienal, no qual é possível direcionar todas as atenções para os rumos da educação do município. Não só os profissionais e autoridades, a oportunidade é válida para todos os cidadãos que tenham interesse em se engajar e fazer a diferença, opinando e se inteirando sobre o Plano Municipal”, finaliza Hilton Silva Neto

Deixe um Comentário