Fórum Municipal de Cultura acontece neste sábado em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Acontece neste sábado o Fórum Municipal de Cultura. A iniciativa se consolidou como a principal ferramenta de participação popular nas políticas públicas de cultura da cidade, sendo realizado sempre no mês de agosto.

O evento acontece a partir das 8 horas na Sala de Espetáculo Tulhas do Café, que fica no Parque da Cidade, localizado na Avenida Pref. João Chiesse Filho, no Centro de Barra Mansa. O evento é previsto no Sistema Municipal de Cultura (Lei 4.602/2016) e tem a principal finalidade de renovar os membros do Conselho Municipal de Cultura (CMCBM), além de aprovar o Calendário Cultural de 2020, e ainda avaliar as metas do Plano Municipal de Cultura.

Durante o evento serão eleitos representantes titulares e suplentes de cada um dos seguintes setores culturais: Artes Visuais, Dança, Literatura, Cultura Popular e Urbana, Música, Teatro e Audiovisual, Arte Educador, Entidade Cultural e Patrimônio Histórico-Cultural, Agente/Produtor Cultural, Entidade de Classe e Movimento Social.

De acordo com o Marcelo Bravo, presidente do Conselho Municipal de Cultura (CMCBM), a atual gestão do conselho propôs avaliar a composição dos assentos da sociedade civil, com a possível criação de duas novas vagas, uma de mestres de capoeira, outra de cultura afro e ainda o desmembramento do assento de Cultura Popular e Urbana. “A participação de todos é fundamental nesse processo. Por isso convidamos todos os artistas, artesãos, agentes, animadores, produtores culturais, professores, estudantes (maiores de 16 anos) e os membros das organizações representativas da sociedade local”, destaca.

Marcelo destaca que o Fórum é o instrumento mais importante da sociedade civil na construção das políticas culturais da cidade. “É muito importante que esse Fórum tenha representatividade dos diversos setores que compõem a cultura de Barra mansa, vamos eleger conselho, discutir a criação de novas cadeiras para esse conselho”.

O evento terá um diferencial dos outros: Conhecer os dados da cultura barra-mansense. Historicamente não é comum os setores da cultura apresentarem seus dados. Vamos mostrar onde os recursos foram investidos, indicadores e resultados. É uma transparência necessária e mais do que isso. Os dados são indicadores para a construção de planejamento de políticas culturais para o futuro. Sem saber o que deu certo ou não, não conseguimos planejar para os anos subsequentes.  O que temos e em que podemos avançar”, cita.

De acordo com ele, em 2016 o Fórum de Cultura estabeleceu 114 metas para os próximos 10 anos. Cerca de 60% das metas já foram cumpridas na totalidade ou parcialmente.

PROGRAMAÇÃO

9 horas- Abertura

09h30min às 9h45min – Aprovação do Regulamento do Fórum

9h45min às 10h15min – Avaliar a aplicação e resultado das leis, planos, programas, projetos, sistemas, ações e orçamentos culturais praticados no município;

10h15min às 10h45min – Recomendar ajustes nas diretrizes/metas a do Orçamento Anual da Cultura 2020;

10h45min às 11h15min – Propor alterações na composição do Conselho Municipal de Cultura;

11h15min – 11h45 min – Atualizar o Calendário Cultural

11h45 às 12h30 – Plenária Final para eleição os representantes (titulares e suplentes) da comunidade/sociedade civil para o Conselho Municipal de Cultura 2019/2021;

12h30min – Encerramento

 

 

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !