>
728x90 vacina (1)

Fórum Intermunicipal de Acolhimento Familiar acontece em Resende

Por Cyntia Freitas
bnr am aniv resende 970x150

RESENDE

Mais um passo importante para garantir os direitos básicos de crianças e adolescentes está sendo dado pela Prefeitura. Nesta quinta-feira, dia 3, o município vai sediar o I Fórum Intermunicipal Sobre Acolhimento Familiar. O evento, que será realizado das 8 às 17 horas, no Espaço Z, no Centro da cidade.

O objetivo do Fórum é incentivar os gestores e profissionais de outros municípios a implantarem programas de acolhimento em suas cidades, como o Família Acolhedora desenvolvido no município. A iniciativa consiste em cadastrar famílias que estejam aptas a acolher crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados, oferecendo a eles a possibilidade de uma referência familiar em um ambiente sadio.

De acordo com a programação do fórum, o período da manhã será dedicado à realização de palestras, que serão ministradas por psicólogos da Prefeitura e do Tribunal de Justiça. Os temas abordados serão: O trabalho das equipes de acolhimento familiar direcionado à família de origem; A interseção do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) com a equipe de acolhimento familiar; Explicação dos trâmites judiciais de uma criança que teve seus direitos ameaçados; e Funcionamento do programa em Resende, com ênfase nas mudanças metodológicas adotadas pela atual administração. Já durante a tarde, o público presente terá a oportunidade de participar de atividades teóricas e práticas, voltadas para a capacitação dos participantes.


Segundo os organizadores do evento, o I Fórum Intermunicipal Sobre Acolhimento Familiar deverá contar com a participação de representantes de 11 cidades da região do Médio Paraíba: Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda, além de Resende. “Acolher uma criança ou adolescente que teve seus direitos violados é um gesto de amor e de solidariedade, e isto já é uma realidade em Resende, através do programa Família Acolhedora. Agora, através deste evento, queremos sensibilizar outros municípios da nossa região a também adotarem esta ideia e implantarem seus programas municipais de acolhimento. Este fórum será um espaço aberto à participação de todos que possam contribuir com este processo”, disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

PROGRAMA FAMÍLIA ACOLHEDORA

Em Resende, o programa Família Acolhedora funciona na Rua Pandiá Calógeras, 157, no bairro Jardim Jalisco-Gerlecir Oliveira/PMR

Através do programa, as famílias cadastradas acolhem voluntariamente em suas casas, por um período provisório, crianças e adolescentes com idade entre zero e 17 anos e 11 meses, possibilitando que eles tenham um crescimento sadio, acompanhado de afeto e respeito às suas necessidades individuais. O acolhimento, regulado pela Vara da Infância e Juventude que emite um Termo de Guarda Provisória para a Família Acolhedora, tem duração de um ano, podendo ser prorrogado por mais seis meses, caso haja necessidade.

Quem quiser se tornar uma Família Acolhedora deve procurar a sede do programa na Rua Pandiá Calógeras, 157, no bairro Jardim Jalisco, e se cadastrar. O serviço, que também faz a seleção e preparação das famílias inscritas, funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas. Para se cadastrar é preciso ser morador de Resende há cinco anos e ter, no mínimo, 21 anos de idade. Podem se candidatar homens e mulheres, solteiros ou casados.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos