BARRA MANSA
Focado nos agravos de saúde que são incidentes e têm determinada prevalência nas diferentes etnias, acontece entre os próximos dias 10,11 e 12 o fórum online com o tema Saúde e Etnia.
O evento, que seria feito em março, foi reagendado e acontecerá de forma remota, devido à pandemia. Este será fruto de uma parceria do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), com o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), a iniciativa é uma parceria com a prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde.
A programação, que será transmitida ao vivo pelo Facebook do UBM, será a seguinte: dia 10 de maio, às 16 horas, haverá uma palestra sobre Diabetes; dia 11, também às 16 horas, a palestra será sobre Povos Indígenas e a Covid-19; e no dia 12, às 16 horas, será realizada a última palestra do fórum, sobre Anemia Falciforme, todas ministradas por profissionais da área da saúde.
A Coordenadora do Nasf-AB, Maiara Maia, falou sobre a importância do fórum. “Estas palestras são de extrema importância porque discutimos sobre doenças recorrentes nas diferentes etnias brasileiras. Abordamos etiologia, tratamento e, principalmente, o que temos realizado na saúde pública. Tudo isso com a participação de profissionais de saúde da nossa rede, vinculados ao Nasf-AB”, conclui.