Fórum de Gastronomia reúne mais de 300 participantes em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

A terceira edição do Fórum Sebrae na Mesa registrou mais de 300 participantes no auditório da CDL de Volta Redonda, nesta quarta-feira, dia 7. A edição deste ano apostou no tema: Ousar, sonhar e inovar.  Verbos conjugados na íntegra pelos convidados Robinson Shiba, Antônio Moreira Leite e Teresa Corção, que mostraram muito mais do trajetórias vencedoras, eles são exemplo de amor à gastronomia. O evento foi aberto pela coordenadora de Alimentos do Sebrae Rio, Mariângela Rosseto, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Volta Redonda, Joselito Magalhães, e pela vice presidente da CDL de Volta Redonda, Elida Leal.

Foram 306 participantes, segundo o Sebrae. “O evento foi um sucesso de público, mas, principalmente, de conteúdo. Foi muito importante para os empresários poderem se conectar e conhecer outras jornadas empreendedoras, histórias de sucesso, com desafios e superação. Foi uma grande oportunidade de aprendizado para todos”, afirma Paola Techini, analista do Sebrae Rio.

Shiba, conhecido como um dos tubarões do programa Shark Tank Brasil, tem uma história de ousadia, perseverança e criatividade. Ele abandonou a odontologia, viajou pelos Estados Unidos e em 1992 começou a vender comida chinesa na caixinha, inaugurando o sistema de delivery no país, ao criar um dos maiores sucessos nacionais, o China in Box. Hoje ele é CEO Grupo Trend Foods, que reúne além do China in Box, o restaurante japonês Gendai; conta com 230 lojas franqueadas somente do restaurante chinês; gera 4.500 empregos diretos e vende 1 milhão e 200 mil refeições  por mês. “Aprendi fazendo, errando, mas nunca pensei em desistir. Em três anos pretendo dobrar o número de lojas e gerar novos empregos. É um circulo virtuoso”, disse.

Outro case de sucesso foi apresentado pelo presidente do Grupo Trigo, Antônio Moreira Leite. O grupo engloba as empresas Spoleto, Koni, Gurumê e Lebonton. Leite também abandonou uma carreira na área financeira para se dedicar ao setor de gastronomia, sua paixão. Ele é responsável pela gestão de um sistema de franquias com mais de oito mil pessoas. “O sucesso só acontece se você faz o que gosta, com paixão, humildade e valorização do seu time de colaboradores”, garante.

Teresa Corção, chef e proprietária do restaurante O Navegador, especializado em cozinha brasileira contemporânea, também apostou na paixão pela profissão para ampliar sua atuação como agente social. Ela preside o Instituto Maniva, que criou para utilizar a gastronomia como ferramenta transformação social. Também faz parte do grupo Ecochefs, que reúne cozinheiros com responsabilidade social, e do projeto Chef Embaixador do Senac Rio, como embaixadora da gastronomia brasileira..

Encerrando a tarde, a expert em vinhos e professora nos cursos de enologia do Senac Rio, Jeanne Marioton, e o expert em cerveja e destilados e professor do Senac Rio, José Honorato, que também é jurado do MBeer Contest Brasil 2016 do Mondial de La Bière, falaram sobre suas respectivas áreas, e o chef da Nestlé Fred Tibao e o consultor Ângelo de Souza, da Prática, desenvolveram Oficinas Gastronômicas nas áreas de Panificação e Confeitaria.

O Fórum contou com o patrocínio da Alterdata Software e a parceria da Prefeitura de Volta Redonda, Senac Rio e CDL Volta Redonda.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !