Fórum de Empregabilidade orienta pessoas com deficiência

1

RESENDE

Com a proposta de discutir a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e o posto municipal do Sistema Nacional de Emprego (Sine) Resende, em parceria com a Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, realizam nesta quarta-feira, 22, no Espaço Z, no Centro, o Fórum de Empregabilidade com o tema “Avanços e Desafios na Contratação de Colaboradores com Deficiência”.

A atividade que integra a programação da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, ocorre entre 9h e 12h, reunindo empregadores e pessoas que buscam sua inserção no mercado de trabalho. O fórum visa aproximar as pessoas com deficiência e os empregadores da região, além de esclarecer sobre dúvidas que as duas partes têm sobre a admissão de pessoas com deficiências (PCD’s). A expectativa dos organizadores é que representantes de cerca de 20 empresas da região participem, além de 50 pessoas com algum tipo de deficiência.

A abertura será às 9 horas com um representante da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo comentando a importância da mobilização da sociedade sobre a inclusão dos PCD’s no mercado de trabalho. Em seguida, a coordenadora do Sine Resende, Gardênia Suliene, fará uma apresentação sobre o órgão, explicando seu funcionamento e os serviços oferecidos para empregadores e trabalhadores.

A programação prevê ainda a realização de uma palestra, ministrada pelo representante da empresa Nacional, Eduardo Cantarelli, sobre o tema “Inclusão com resultados”. Durante o fórum, empregadores que já contam com PCD’s em seu quadro de colaboradores também falarão sobre suas experiências e resultados alcançados através da inclusão. Encerrando o fórum, o gerente regional do Ministério do Trabalho, Luiz Felipe Assumpção, falará sobre a importância da criação de oportunidades voltadas para este público, buscando incentivar a inserção de pessoas com deficiências no mercado de trabalho.

CAPTAÇÃO DE VAGAS

Durante o Fórum, os empregadores da região e o Sine Resende também farão a captação de currículos. Os interessados em se cadastrar devem levar os seguintes documentos: RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de residência, Cartão Cidadão ou nº do PIS (caso a pessoa nunca tenha trabalhado com carteira assinada, ao final do cadastro será gerado um número de PIS).

DESEMPENHO

O Sine Resende intermediou a inserção no mercado de trabalho de mais de mil profissionais somente no primeiro semestre deste ano. Ao menos 31 profissionais com deficiência também foram admitidos em empresas da região, através do Sine. A expectativa a partir da realização do fórum é de sensibilizar outros empregadores e superar os números de 2017, quando 84 PCD’s foram admitidos. No atendimento aos PCD’s a unidade conta com guichê exclusivo, rampa de acesso e, em breve, terá piso podotátil.

Deixe um Comentário