Fórum de Desenvolvimento do Programa LIDER lança Plano de Ação do Médio Paraíba

0

VOLTA REDONDA

O Sebrae Rio e os integrantes do programa LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional), promovem na próxima segunda-feira, dia 10, às 14 horas, o 1º Fórum de Desenvolvimento LIDER, na Unifoa,  quando será lançado para a sociedade o Plano de Ação para a região do Médio Paraíba, e seus 12 municípios, com ações previstas a serem implementadas até 2030. Construído desde outubro de 2017 a partir dos quatro eixos definidos pelo grupo LIDER: Turismo, Educação, Mobilidade e Tecnologia, o trabalho é um planejamento para o desenvolvimento região, que contou com a participação de quase 50 lideranças de diferentes segmentos, incluindo empreendedores, empresários, gestores municipais e gestores do terceiro setor, todas engajadas e comprometidas para a concretização das metas propostas.

Os municípios abrangidos no Plano são: Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Pirai, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Valença, Vassouras e Volta Redonda. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdyQqLPI6y_zFK0wjG0K5sODtX_TjGHT0 mGWI1X2F68TWPeQ/viewform.

No Plano de Ação a ser apresentado constam os objetivos estratégicos e prioritários, com metas e prazos estabelecidos para implementação das ações até 2030. No eixo Tecnologia, o objetivo estratégico é expandir a capacidade de produção de soluções tecnológicas no Médio Paraíba e entre as ações propostas está a implantação, em 2019, de um Polo Virtual de Tecnologia, que será um ambiente virtual onde empresas, universidades, governos municipais e outras instituições realizem negócios dentro da área de tecnologia.

No eixo Mobilidade, a proposta é atuar para melhorar a mobilidade entre as cidades do Médio Paraíba e facilitar a interligação da região com outras cidades do país. “Entre as ações deste eixo estão a implantação de rotas de trem turístico na região de um mapa de rotas rodoviárias dos ônibus interurbanos do Médio Paraíba, entre outras”, destacou o coordenador do grupo de Mobilidade, Péricles Aguiar.

Melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem na educação básica pública na região do Médio Paraíba é o objetivo estratégico do eixo Educação. Uma das prioridades é a criação, até dezembro de 2030, de duas escolas inovadoras por ano nos municípios abrangidos pelo Projeto LIDER. Também será lançado o Portal do Observatório da Educação do Médio Paraíba, que reunirá dados sobre a educação na região. Já em 2019 será promovida a integração entre as 12 secretarias municipais de Educação e demais órgãos que atuam com a área da educação básica nos municípios abrangidos pelo Projeto LIDER, catalogando e compartilhando as ações já existentes que beneficiem a melhoria da qualidade da educação básica pública. “Ainda pretendemos estimular atividades de pesquisa e extensão universitárias em prol de desenvolvimento da qualidade da educação básica pública e elaborar diagnósticos educacionais da região, com a finalidade de identificar os indicadores preliminares para estudos mais específicos que possibilitem o desenvolvimento de ações e projetos na busca de melhoria da qualidade da educação básica pública”, explicou o coordenador do grupo de Educação, Osvaldir Denadai.

Aproveitando o potencial turístico da região, o eixo Turismo definiu como objetivo estratégico potencializar o turismo regional como contribuição para o desenvolvimento do Médio Paraíba. Um dos objetivos prioritários já está em andamento e até março do ano que vem estará implantado. Trata-se do desenvolvimento de rotas integradas para a prática do Cicloturismo na região interligando as 12 cidades através de rotas demarcadas e sinalizadas para incentivar a prática do cicloturismo. “Também será elaborado, até julho do ano que vem, um calendário de eventos turísticos regional, abrangendo as áreas de gastronomia, cultura e esporte, além de integrar os produtos turísticos já existentes a região com os estabelecimentos comerciais turísticos”, ressaltou Marcelo Carrasco Jimenez, coordenador do grupo de Turismo.

A coordenadora Regional do Sebrae Rio, Ana Lúcia de Araújo Lima, adianta que durante o evento, ainda será apresentado o estudo Panorama do Médio Paraíba, que apresenta um retrato geral da região e seus municípios, oferecendo informações relevantes da região e uma análise histórica e geográfica do território, expondo os principais indicadores demográficos e econômicos, além de abordar os eixos Turismo, Educação, Mobilidade e Tecnologia, elencados como estratégicos para a região. Este estudo vai orientar e fundamentar as ações futuras a serem tomadas pelas lideranças do LIDER. “O Grupo LIDER do Médio Paraíba, constituído em 2017, tem por como objetivo a promoção do desenvolvimento regional. Neste evento, vamos mostrar para a sociedade o que é possível fazer  quando há articulação, mobilização e cooperação dos diversos atores em suas áreas de atuação. Esta pluralidade é o que impulsiona os lideres envolvidos para transformar o Médio Paraíba e a vida de sua população”, afirmou.

PROGRAMA LIDER

O LIDER é uma iniciativa do Sebrae que já vem sendo desenvolvida em 17 regiões de 12 estados brasileiros. A região do Médio Paraíba é a primeira do estado do Rio de Janeiro a iniciar o programa, reunindo líderes regionais com a missão de pensar o desenvolvimento regional de forma mais sustentável, do ponto de vista econômico e social. Os líderes regionais representam as 12 cidades da região que aderiram ao Programa, que foi iniciado em outubro de 2017.

A metodologia do LIDER surgiu em 2008 e foi concebida pelo Sebrae Nacional para mobilizar e apoiar as lideranças para a otimização dos recursos locais, com ênfase nos pequenos negócios. O objetivo é unir as lideranças de um determinado território para discutir e planejar a região a longo prazo, promovendo a qualificação dessas lideranças para a criação, formulação e implantação de um programa de desenvolvimento regional, e seus mecanismos de sustentação.