>
728x90 vacina (1)

Formação Dual Universitária chega pela primeira vez ao Brasil

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv resende 970x150

RESENDE

Os modelos de graduação estão cada vez mais adaptados ao mercado de trabalho, seja no ensino à distância ou nos cursos tecnólogos. Seguindo esta tendência, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio), traz pela primeira vez ao Brasil a formação dual universitária, através da rede Duale Hochschule Latinoamérica (DHLA). Um método criado na Alemanha em que o aprendizado de nível superior é dividido entre aulas na faculdade e vivência prática empresarial desde o início do curso, com remuneração.

No Brasil, a primeira faculdade a adotar o sistema será a Associação Educacional Dom Bosco, em Resende (RJ), que contará com a parceria da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O primeiro curso a ser oferecido pelo sistema dual será o de Administração. O modelo pode ser aplicado em todas as áreas do conhecimento, já existindo nos cursos de Engenharia, Informática de Negócios e Turismo. Amanhã é o último dia para realizar as inscrições nas instituição.

Segundo levantamento da rede DHLA, 87% dos formados por este modelo de ensino saem empregados. Além disso, depois da graduação 80% dos estudantes são contratados pela organização que os treinou – metade em posição de liderança. Isso permite aos recém-formados a segurança de um lugar no mercado de trabalho e às empresas reter talentos formados por eles mesmos.


Os índices de sucesso fizeram com que o modelo se tornasse um produto de exportação da Alemanha.  Na América Latina, o sistema já é implantado em 23 campi de universidades, em países como Colômbia, Equador, Peru e México. Todos seguem o modelo didático da Duale Hochschule Baden-Württemberg (DHBW), pioneiros na Alemanha, desde 1970. Empresas como VWCO, Audi e Bosch, IBM e HP já abriram as portas para este modelo de ensino ao redor do mundo.

“A Alemanha é considerada o quinto país mais competitivo do mundo, em parte por apostar na relação entre educação e empresa. Por isso, resolvemos trazer esse modelo para o Brasil, o qual também irá melhorar a empregabilidade dos nossos jovens”, afirma Antonio Roberto Cortes, presidente da AHK Rio.

Ainda segundo Cortes, o sistema de formação dual traz benefícios para todos os envolvidos: estudantes, universidades e empresas. “Aos estudantes, este tipo de formação permite uma conexão com o mundo profissional desde o início de seus estudos; para as universidades representa uma plataforma para atrair mais estudantes e estabelecer alianças de cooperação a nível internacional; às empresas o principal é “desenhar” profissionais que se ajustem especificamente às suas necessidades”, destaca o presidente da AHK Rio.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos