BARRA MANSA
Uma nova operação foi realizada na manhã desta quarta-feira pela prefeitura visando fiscalizar o comércio para verificar o cumprimento do Decreto 10.192/21, elaborado no início da semana, dia 15. As medidas visam coibir o avanço da contaminação da Covid-19 no município. A operação foi concentrada nas ruas do Centro e nos bairros onde o fluxo comercial é mais expressivo.
A força-tarefa, coordenada pela Secretaria de Ordem Pública, envolveu agentes da Fiscalização de Postura, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Guarda Ambiental, Defesa Civil, Fiscalização Fazendária, Procon e demais fiscais do município. Segundo o secretário de Ordem Pública, William Pereira, a fiscalização acontecerá de maneira rotineira e sistemática. “Nosso objetivo é o cumprimento das novas regras, que se seguidas adequadamente, possibilitam o funcionamento do comércio, a manutenção dos empregos e da saúde e vida dos cidadãos. A Prefeitura, de maneira alguma, quer causar transtornos aos comerciantes, mas é necessário que eles se ajustem às normas legais estabelecidas pelo município”, esclareceu William, ressaltando que a partir desta quinta-feira, dia 18, quem insistir em descumprir o decreto terá o estabelecimento interditado.
Algumas lanchonetes do Centro, estacionamento privado, banca de jornal e uma cafeteria foram orientados hoje a fecharem suas portas e reabrirem somente no período das 10h30min às 19h30min, conforme permitido pelo decreto. Em bairros a ação aconteceu sem transtornos.
Com os estabelecimentos abertos, após às 10h30min, a fiscalização seguiu no sentido de verificar o cumprimento de outras normas previstas no decreto, como a limitação de pessoas no interior do estabelecimento, o uso obrigatório da máscara de proteção facial e a disponibilidade de álcool ou outro produto sanitizante para as mãos.
FISCALIZAÇÃO EM BARES E EVENTOS CLANDESTINOS
Em reunião realizada nessa semana entre o prefeito Rodrigo Drable, o tenente da 2ª CIA do 28º BPM, Marcelo Tavares, o sargento C. Raimundo, o comandante da Guarda Municipal, Paulo Sérgio Valente, e o secretário William Pereira, foi definida a intensificação da força-tarefa sobre bares noturnos (que podem funcionar até às 23 horas) e festas clandestinas.
As denúncias sobre aglomerações, funcionamento irregular dos estabelecimentos comerciais e de festas clandestinas devem ser efetuadas pelos telefones (24) 3028-9369 e 3028-9339, que funcionam todos os dias da semana, 24 horas. O nome do denunciante é mantido em sigilo. “Nossas ações são as respostas aos cidadãos que respeitam o distanciamento social e as regras impostas pelo Poder Público. Não vamos tolerar festas clandestinas e aglomerações. O nosso trabalho é para preservar e manter vidas”, disse o prefeito Rodrigo Drable.