VOLTA REDONDA
A prefeitura de Volta Redonda vem realizando uma série de ações em combate a Covid-19 no município. Uma das principais é a atuação da força-tarefa, que vem realizando diariamente fiscalizações na cidade. Nos finais de semana, a ação tem sido intensificada por uma equipe composta pela Guarda Municipal, secretarias de Fazenda e de Segurança Pública, Vigilância Sanitária, além das polícias Militar e Civil e Ministério Público.
As ações estão sendo norteadas pelas denúncias da população, que vem contribuindo para o combate da doença. As denúncias são realizadas através da Central de Atendimento Único (CAU), pelo telefone 156, e também pelo aplicativo FiscalizaVR. A força-tarefa, que atua diariamente durante o dia e à noite, além de atender as denúncias, faz rondas nos principais centros comerciais da cidade e percorrem ainda os pontos que tradicionalmente apresentam aglomeração.
Durante a fiscalização, a Guarda Municipal, que está atuando em uma nova estratégia há cerca de um mês, está mais ativa por causa da flexibilização total das atividades econômicas na cidade. O deslocamento da Guarda Municipal, que desde março atuava nos acessos a Volta Redonda controlando a entrada de veículos na cidade, para os principais centros comerciais do município surtiu resultados positivos.
Além das ações da força-tarefa, os guardas municipais atuam durante toda a semana divididos em cinco pontos base que ficam na Vila Santa Cecília, na rotatória da Praça Brasil; na Avenida Amaral Peixoto, embaixo do viaduto Heitor Leite Franco; no Aterrado, no cruzamento da Avenida Paulo de Frontin com a Rua Luiz Alves Pereira; no Retiro, na Avenida Sávio Gama, altura da Avenida Waldir Sobreira Pires; e no Santo Agostinho, na Rua Jaime Martins, próximo ao posto da Polícia Militar.
O diretor do Departamento de Atividades Econômicas e Sociais da Secretaria Municipal de Fazenda, Wagner Jardim Chaves, afirmou que a ação serve ainda para orientar as pessoas. “Além da fiscalização, nossa equipe orienta as pessoas quanto as formas de higienização, distanciamento e uso de máscaras, tão necessários para o combate da pandemia”, disse o diretor.