RIO DE JANEIRO
Agentes da força-tarefa do Governo do Estado, encontraram nesta quarta-feira, dia 1º de maio, mais 60 motores de automóvel de procedência duvidosa escondidos em um depósito secreto no mesmo ferro-velho de Bangu onde na terça-feira, dia 30 de abril, já tinham sido apreendidos carros, três motores e uma caixa de marchas, produtos de roubo.
O dono do estabelecimento e a filha foram autuados em flagrante na 33ª Delegacia de Polícia (DP), de Realengo, pelo crime de receptação qualificada.
Os agentes faziam o levantamento do material apreendido na terça-feira, quando acharam o depósito trancado com os motores. O ferro-velho não apresentou a nota fiscal do material, que agora passará por perícia para verificar se também é roubado.
A fiscalização de ferros-velhos faz parte da Operação Desmonte, criada pelo Governo do Estado para combater o comércio irregular de peças e carcaças de veículos e reduzir o roubo e o furto de automóveis no Estado do Rio.
Segundo o presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz, a força-tarefa, que é coordenada pelo Detran.RJ e tem a participação das polícias Civil e Militar, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria de Fazenda, seguirá sendo realizada no Estado. “O objetivo da Operação Desmonte é regularizar o comércio de peças de automóveis no Estado do Rio e acabar com a venda de material de procedência duvidosa. Os donos desses estabelecimentos que quiserem trabalhar dentro da lei devem procurar o Detran.RJ o mais rapidamente possível para iniciar o processo de credenciamento. As fiscalizações vão continuar”, afirmou.
O ferro-velho funcionava, sem qualquer identificação, na esquina das estradas Porto Nacional e da Água Branca, em Bangu. Parte do material apreendido foi encontrado numa loja de venda de peças em frente ao depósito principal.
Nas 12 fiscalizações realizadas até agora foram apreendidas e destruídas cerca de 500 toneladas de sucatas de procedência irregular.
Ainda na operação de terça-feira, os agentes interditaram outro ferro-velho, no bairro Realengo, por falta de documentação que o autorizava a funcionar.