Forastieri comemora a entrega de habilitações para pessoas com deficiência

0

RESENDE

O vereador Tiago Forastieri (PP) participou na quinta-feira, dia 2, da solenidade de entrega de carteiras de habilitação para pessoas com deficiência (PCD) realizada pelo Detran-RJ, na capital Fluminense. O presidente do Detran-RJ, Adolfo Konder, anunciou que o serviço de perícia médica itinerante do órgão será enviado a Resende, em atendimento a um pedido feito pelo vereador.

As medidas fazem parte do projeto Cidadania Sobre Rodas, do Detran-RJ, que oferece a pessoas com deficiência e baixa renda serviços exclusivos e gratuitos sem necessidade de agendamento. O projeto tem cerca de 12 anos de existência e é um dos mais antigos do país que tem como foco ensinar esse público a dirigir.

Vale destacar que, além de documentos sempre exigidos para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), são RG, CPF, comprovante de residência, fotos 3×4, entre outros, a pessoa com deficiência precisa apresentar um laudo que especifique o tipo de deficiência que atinge o candidato, com o número correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID). Ainda é necessário o Ofício de Insuficiência Financeira, emitido pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.

No entendimento do vereador Tiago, o projeto Cidadania Sobre Rodas contribui para a independência do público PCD. “Ter autonomia é um direito de todos, e ter a carteira de habilitação é um passo extremamente importante nesse sentido, capaz de mudar muito e para melhor a vida de quem tem uma deficiência”, avalia o parlamentar.

Em outra propositura, o vereador Tiago Forastieri solicitou que ao Executivo que faça gestões junto às empresas que transportam os funcionários das fábricas, para que os coletivos voltem a circular no bairro Ipiranga II. “É uma reivindicação dos funcionários que solicitam o retorno da circulação dos ônibus de transporte das fábricas no bairro Ipiranga II, em virtude do alto número de colaboradores que moram naquela localidade e precisam se descolar a pé até a avenida principal”, argumentou o vereador.

Deixe um Comentário