Folia em Angra dos Reis durou sete dias

0

ANGRA DOS REIS

Com sete dias de programação, o Carnaval no município reuniu os moradores e os turistas que escolheram a cidade como destino nestes dias de folia. A festa de Momo, que começou no dia 19, só terminou na noite de terça-feira, dia 25, com muita alegria e animação.

Organizada pela prefeitura, por meio da TurisAngra e da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, com o apoio da ABCAR, LIBCAR e UBUTAR, quase 70 blocos carnavalescos marcaram presença no Centro da cidade, nos bairros e também na Vila do Abraão, na Ilha Grande.

Para o presidente da TurisAngra, João Willy, um diferencial do Carnaval deste ano foram os blocos tomando as ruas da cidade durante o dia. “O Carnaval de rua de Angra está crescendo e conquistando as ruas durante o dia, o que sempre foi um sonho da população da cidade. Este é um avanço, uma conquista para o município”, avaliou Willy.

“Eu sou de Petrópolis, mas escolhi Angra para passar meu Carnaval. Não me arrependi. Gostei muito do clima familiar, de paz e de alegria que encontrei nestes dias aqui na cidade. Foi tudo perfeito”, relatou a aposentada Silvana Motta, que curtiu blocos de Carnaval no Centro e no Frade.

BLOCOS CARNAVALESCOS

O Bloco da Feliz Idade, que desfila há 17 anos, abriu oficialmente a festa de Momo em Angra, na quarta-feira, dia 19. Assim como em outros anos, contou com a participação de bastantes idosos e crianças e teve como tema “Heróis e Lendas”.

O Carnaval em Angra dos Reis reuniu foliões de todas as idades nos sete dias de festança-Larissa Torres

Em seguida, veio um dos blocos mais criativos da cidade, o dos Artistas, que atrai e leva as pessoas a se fantasiarem com seu tradicional concurso.

Neste ano, o campeão na categoria adulto foi Luciano Araújo, com a Casa de Vidro do BBB, e entre as crianças o vencedor foi Benício, que encarnou, com muita fofura, o Gato de Botas. Cada um levou pra casa R$ 300,00 mais troféu.

Já na quinta-feira, dia 20, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania colocou seu bloco na rua. O Carnaval é Ser Igual foi o responsável por abrir a programação da noite, reunindo numa grande festa funcionários e usuários dos serviços oferecidos pela prefeitura: polos esportivos, Cras, 3ª Idade, Casa Abrigo, Conselho Tutelar, dentre outros. O segundo bloco da noite foi o Assombrosos do Cruzeiro, conhecido por seus bonecos gigantes. Depois, veio o Nega Maluca, um dos mais tradicionais da cidade. A agremiação arrastou, mais uma vez, uma grande multidão, embalada por marchinhas e sambas-enredos que entraram para a história dos carnavais. Fechando a noite, o Eletro Folia levou para as ruas música eletrônica, oferecendo um ritmo diferencial para os foliões.

Mais cinco blocos marcaram presença desfilando pelas ruas do Centro da cidade na sexta-feira, dia 21. O primeiro foi o Comunidade da Cava, que fez um tributo aos moradores do Morro do Santo Antônio. Em seguida, veio o 6 de Janeiro com um desfile voltado para os dez anos do bloco. O Sururu Formado investiu no sertanejo. Já o Nação Urubuzada comemorou a tríplice coroa do Flamengo (O Rio, O Brasil e a América) e o Furiosa, com o enredo “Malando Batuqueiro”, fez uma homenagem ao povo da “malandragem” e aos fundadores do bloco.

A chuva que insistiu em cair no sábado, dia 22, não foi párea para os foliões. A programação começou com a estreia do Bloco União Universitária. No início da noite, a curtição foi o Bloco Piranhas Loucas do Carmo, que trouxe três DJs para agitar o público. E a criançada também teve seu espaço com o tradicional Bloco do Reizinho Mirim, que este ano homenageou o personagem infantil Bob Esponja. Depois, a diversão continuou com os Blocos da Portelinha, Acadêmicos do Caravelas, Ki-Merda é Essa, Tôá Tôá e Malhação, que apresentou o samba “Angra, Trabalho e Turismo”, de autoria de Manoel do Rosário (Mané Pato), homenageando o compositor.

No domingo, dia 23, o tempo colaborou e, já durante a tarde, os blocos Piranhas do Centro, que fez uma homenagem à Iemanjá, e Goró Beleza, arrastaram um grande público, com muita animação e irreverência.  O primeiro bloco a desfilar, à noite, foi o do Reizinho, que neste ano completou 50 carnavais, com a presença de Zé Augusto encarnando o personagem que dá nome à agremiação, após 18 anos. O Bloco Night Boys Folia fechou a noite com muita agitação, com a presença de um grande público jovem.

A programação seguiu na segunda-feira, dia 24.  O Mustache Folia foi o primeiro do dia e reuniu a garotada atrás do trio.  Depois, veio o Conexão Rekebra, que em seu primeiro ano fez uma homenagem a Leo Santana e Ludmilla. O Uns e Outros de Ladeira Abaixo levou o “São João” para o samba e Bloco da Carioca fez uma homenagem especial ao Teatro Municipal de Angra dos Reis. Quem fechou a noite foi o Conexão Bahia, que neste ano celebrou 20 anos de existência e, mais uma vez, se destacou por seu grande público.

O último dia de folia, terça-feira, dia 25, começou com a nostalgia dos anos 90 trazida pelo estreante Bloco Rebobina, durante a tarde. No desfile, DJs tocaram as melhores músicas da geração. A noite seguiu com a animação dos Sujos de Lama, Mocidade Unida do Tatu e Quarta Sem Lei. Fechando a folia veio o Galera do Rock, criado em 1988. Este foi o terceiro ano do bloco com banda ao vivo e o vigésimo que fecha o Carnaval de Angra.

FOLIA NOS BAIRROS E NA ILHA GRANDE
Neste ano, a folia em Angra não ficou restrita ao Centro. Bairros como Monsuaba e Frade receberam uma estrutura de palco, com música ao vivo. Em outras localidades, a festa ficou por conta dos blocos. Aconteceram desfiles no Parque Mambucaba, Vila Histórica, Frade, Itinga, Ariró, Serra D’Água, Belém, Japuíba, Condomínio Vale da Banqueta, Retiro, Encruzo, Morro do Peres, Morro do Carmo, Camorim, Jacuecanga, Monsuaba e na Vila do Abraão, na Ilha Grande.

O Bloco das Piranhas do Camorim lotou as ruas do bairro na tarde de terça-feira com muita cor, fantasias e alegria-Larissa Torres

Um dos destaques da programação nos bairros foi, mais uma vez, o Bloco Piranhas do Camorim, que lotou as ruas do bairro na tarde de terça-feira, com muita cor, fantasias e alegria.

BARRACÃO DO SAMBA

Uma opção para quem preferiu não brincar o Carnaval nos blocos foi o Barracão do Samba, no Cais de Santa Luzia, organizado pela ABCAR, com o apoio da prefeitura, por meio da TurisAngra.

Durante os sete dias passaram os DJs Piriquito, WL, Jacaré, Magoo, Beto Vieira e Leo Gusmam. Quem foi ao espaço ainda pode conferir música ao vivo da melhor qualidade de variados ritmos, com Dado Vianna, Inspirasamba, Ruan Nóbrega, Calebe e Leilane, Synfonica Live, Banda Sereno, Higor e o Baile do Zampa.

CARNAVAL PARA BAIXINHOS

A criançada também teve espaço para brincar a vontade. De sábado, dia 22 a terça-feira, dia 25, a prefeitura, por meio da Turisangra, promoveu, no Barracão do Samba, um Carnaval especial para os baixinhos.

A criançada também teve espaço para brincar a vontade no Barracão do Samba-Larissa Torres

A matinê rolou das 18 às 21 horas e contou com oficina, baile de Carnaval e um bloquinho que saiu desfilando pelo Cais de Santa Luzia.

Deixe um Comentário