BARRA MANSA
Uma intensa programação foi elaborada voltada às comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje. As ações visam, principalmente, a prevenção de doenças e o combate à violência, seja no âmbito familiar, social ou profissional.
Uma das iniciativas será realizada hoje na Clínica da Família, no bairro Vista Alegre. Às 8 horas, está prevista a abertura do evento com a presença da vice-prefeita do município, Fátima Lima. A programação inclui aumento na oferta de exame preventivo de câncer de colo de útero (Papanicolau), teste rápido para detecção Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), roda de conversa, consultas e orientações médicas, além de avaliação da saúde bucal e exposição de trabalhos manuais.
Os cuidados com a beleza também integram o calendário. Por isso, haverá a representação de cosméticos, design de sobrancelha e corte de cabelos. As ações têm apoio das equipes do Núcleo de Atendimento à Saúde da Família (Nasf) e do Centro de Medicina e Projetos Especiais (Cempes).
De acordo com Fátima Lima, a data propõe reflexão e celebração. “Já avançamos muito, mas ainda há muito a se avançar. Foram diversas lutas travadas por nossas antecessoras e os desafios são muitos. Este ano é especial, pois completamos 90 anos do voto feminino. Precisamos conscientizar nossas meninas para que elas possam ter o caminho melhor ainda do que o nosso, é preciso avançar ainda sobre as questões de racismo, discriminação, machismo, violência contra a mulher. É maravilhoso ver mulheres em postos de trabalho que antes era restrito a homens, mas ainda lutamos contra a diferença salarial. Precisamos nos mobilizar juntas e ter foco na luta”, avalia a vice-prefeita.
Outra ação planejada pelo gabinete da vice-prefeita conta com a ajuda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação. As atividades acontecem na Praça da Matriz, Centro.
As ações terão início às 8h, com um ‘aulão’ de atividades físicas da Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL/SME); tenda da Saúde com orientações nutricionais, de bem-estar e saúde mental; doação de mudas pela Secretaria de Meio Ambiente; atendimento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae); atividade do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae); projeto ‘Pegue e Leve’ da Fundação Cultura, onde uma série de livros é disponibilizada para que o leitor fique com o exemplar sem que haja a necessidade de devolução; e Patrulha da Mulher da Guarda Municipal. As atividades acontecem até o meio-dia. Já a Feira Criativa segue no local até às 17 horas.