BARRA MANSA
Na noite de hoje, dia 29, foi aberta oficialmente a 21ª Feira de Negócios do Sul Fluminense (Flumisul), que acontece no Parque da Cidade Natanael Geremias, no Centro, e termina no próximo domingo, dia 1º. Neste ano, o evento estará distribuído numa área de 2,5 mil metros quadrados com 230 expositores e espera atrair cerca de 50 mil visitantes nos quatro dias, com uma programação diversificada de variados atrativos como espaços empresariais, Food Trucks e muito entretenimento. Uma das novidades deste ano, é que o turismo do Vale do Café será exposto, onde 15 cidades apresentarão os atrativos turísticos dos municípios. Outra novidade é um feirão de móveis.
A 21ª Flumisul foi realizada pela prefeitura de Barra Mansa com a pareceria de 26 colaboradores, entre eles o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Segundo destacou o prefeito Rodrigo Drable durante a cerimônia de abertura, o evento foi totalmente financiado pelos parceiros e colaboradores. “Agradeço a cada patrocinador e expositor que permite esse evento que permite a cidade respirar de forma empreendedora os dias melhores”, disse Rodrigo, revelando que a Barra Mansa está enquadrada na lei que prevê incentivos fiscais. “Isso colocará Barra Mansa em igualdade com todas as cidades do estado em questão de geração de emprego e desenvolvimento”, comemorou o prefeito.
O subsecretário de Indústria, Comércio, Serviços e Ambiente de Negócios, Felipe Cáceres disse que pela primeira vez participa da Flumisul e se encantou com a organização do ambiente e com a quantidade de estandes. “Isso é um vetor importantíssimo no desenvolvimento do estado. A gente vem defendendo desde o início do governo essa junção dos atores fluminenses para que haja negócios entre si. Discutir política econômica, aspectos da nova empresa, questões de inovação e desenvolvimento é fundamental”, afirmou, completando que a feira está alinhada o discurso da modernidade do que é a empresa hoje em dia.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Agnaldo Raymundo, falou ao A VOZ DA CIDADE que os expositores estão com boas expectativas de negócios. “O clima para a festa é bom temos muitas novidades”, comemorou, revelando que neste ano terão 20 espaços de outlet, diferente do ano anterior, que foram apenas seis. “Outra novidade o espaço do Sebrae, que sempre patrocina, mas não vem à feira e esse ano estará. O feirão de móveis que não ocorreu nos outros anos, estamos experimentando com algumas empresas e se der certo, o intuito é ampliar. Além da parte de entretenimento que também está linda”, disse, explicando que no primeiro dia terá a festa dos anos 80, no segundo será o rock, no sábado vai ter música popular e no último dia vai ter o Samba da Jurema. Todos os dias, o espaço kids estará funcionando para as crianças com novidades.
ECONOMIA CRIATIVA
Um dos grupos que vem crescendo na região e ganhando espaço no município, são os artesãos, e esse ano tiveram um lugar especial ao lado do estande de turismo do Vale do Café, que, segundo a presidente do Vale do Café e gerente de Turismo, Bhella Santos, nos últimos dois anos conseguiu mais visibilidade. “Em 2017 ficávamos escondidos na Flumisul, mas de dois anos para cá, graças ao apoio do prefeito Rodrigo Drable, estamos tendo o apoio necessário”, relatou contanto que neste ano o estande do artesanato tem 20 metros quadrados. “Essas mulheres que participam hoje mereceram está aqui. Elas participaram de um curso do Sebrae para se profissionalizarem e estão habilitadas para isso”, expressou.
Uma das artesãs que falou ao A VOZ DA CIDADE foi a Ednila Silveira Gomes Oliveira, 49 anos, moradora do bairro Boa Vista I. Ela trabalha com as bonecas reborn, com confecções das roupas, acessórios e as bonecas. “Trabalho ao lado da minha filha de 20 anos e minha mãe de 69 anos. A sensação de estar aqui é maravilhosa, o evento mal começou e já distribuí vários cartões” relatou, concluindo que espera que com a participação na Flumisul consiga divulgar mais seu trabalho.
Cronograma desta sexta-feira
Hoje a Flumisul começará às 14 horas com a sessão de Negócios: Meet Up: Novas tecnologias e meios de pagamento, realizado pelo Sebrae; às 18 horas terá o ‘Instagram tá na moda’, no Estande do Senac; às 19 horas terá o encontro Grupo Multiempresarial com a participação de 50 empresas, entre elas o Sebrae, Sicredi, Associação de Engenheiros e Arquitetos no Espaço Sebrae do Conhecimento); às 21 horas terá orientações sobre anotação de responsabilidade técnica e a certidão de acervo técnico profissional (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e empresa Progredir).