BARRA MANSA
O Parque da Cidade recebe entre os dias 4 a 7 de outubro a tradicional Feira de Negócios do Sul Fluminense (Flumisul). Neste ano a novidade é o formato, que volta a focar no multisetorial. A informação foi dada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Paciello ao A VOZ DA CIDADE. Após três anos de interrupção devido à pandemia de Covid-19, a Flumisul retornará com uma abordagem industrial, focando em interação multissetorial e oportunidades de networking.
“Será um pouco diferente dos últimos anos. A Flumisul é uma marca de muita credibilidade, mas neste ano decidimos renovar e retornar em grande estilo, trazendo uma pegada bem industrial, com varejo e, também, a parte de construção civil e prestação de serviços. Foi um pedido do prefeito Rodrigo Drable, que percebeu essa carência por networking”, destaca.
Bruno destaca que quando a feira foi planejada, foi projetada para criar negócios na região, mas nos últimos cinco anos foi perdendo sua vocação. “A feira virou um grande varejo, o setor é importante, mas o objetivo principal é outro. Ela se faz necessária ser pujante, com uma pegada forte na prestação de serviços, e fortalecendo o multisetorial, principalmente a indústria”, cita.
Segundo ele, com a Lei de Incentivo nº 6.979, que isenta o ICMS de 18% para 3% se faz necessária preparar áreas de condomínios industriais para a implantação dessas empresas na região. “Por conta da lei tributária que incentiva a indústria da transformação, as empresas de médio e grande porte conseguem, por exemplo, comprar o aço da CSN, transformando com beneficiamento fiscal dentro do município e conseguir escoar o produto para todo o Brasil. Através da feira vamos criar uma grande rede de networking, falar da diferenciação tributária, de leis que beneficiam a nossa região. Além disso, o setor da construção civil estará presente e vamos debater sobre o plano diretor do município”, aponta.
Lançamento e anúncios
Ainda sem data definida para o lançamento oficial, a Feira já conta com grandes nomes confirmados como CSN, ArcelorMittal, Saint Gobain. Serão 120 expositores e os espaços já estão sendo vendidos.
De acordo com Paciello, haverá o anúncio de grandes empresas vindo para Barra Mansa. “Lançaremos o Condomínio Industrial dentro da Flumisul, já temos 35 empresas cadastradas. É uma demanda muito forte vindo de todo o Estado, a facilidade de acesso atrai os investidores e o nosso diferencial é o modal ferroviário que visa a facilidade, agilidade melhor custo benefício e segurança”, explica, informando que a Secretaria de Meio Ambiente está presente em todos os processos. “O objetivo é acelerar o desenvolvimento econômico, mas com respeito e equilíbrio com o meio ambiente”, conclui.