Donos de floriculturas de Volta Redonda, mesmo diante da crise econômica que ainda assola o País, apostam em boas vendas para o Dia de Finados, quinta-feira, 2. Os comerciantes do setor acreditam que, para homenagear os entes queridos que se foram, a maioria das pessoas não mede esforços. E comprar flores para enfeitar os túmulos já é uma tradição para muitos. Vale lembrar que, a margem de lucro pode chegar até a 10% durante este período que começou semanas antes do dia 2. Mas, essa tradição de levar flores aos cemitérios não é de hoje e, muito menos, começou no Brasil. Segundo o historiador, Caio Teixeira, é difícil dizer com precisão quando e onde esta prática começou. Disse que, na Grécia, na China, na Mesopotâmia, desde milhares de anos antes de Cristo, as flores já eram cultivadas pelas sociedades humanas.
Ainda de acordo com o historiador, a revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAE) publicou um artigo no qual relata que foram encontradas, na atual região de Israel, sepulturas cobertas por flores datadas de aproximadamente 10 mil a.C. Atualmente, o uso das flores é extremamente diversificado na nossa sociedade, mas, em todos eles, elas simbolizam a beleza e a pureza. “E, no caso do seu uso na homenagem aos mortos, temos uma ligação direta com a religião cristã. O Império Romano utilizava flores em diversas atividades. Inclusive, é nesse período que se tem notícia da primeira atividade de comercialização de flores”, declarou Caio.
Para a dona da Jô Mariana Flores, Jô Souza, a flor crisântemos é a mais procurada, por resistir mais. Ela pode ficar no sol direto, por exemplo, mas vai durar até três dias. Explicou ainda que, vasos plantados são os que mais vendem, mas também saem bastantes rosas, kalanchoes, que também são bem resistentes. De acordo com a proprietária, as pessoas costumam comprar muitas flores, por isso sua expectativa de aumento é de 10% nas vendas. “Os clientes não compram apenas uma flor, costumam comprar buquês ou, mais ou menos, uns dez vasos por vez. E, neste ano, estamos com boas expectativas para as vendas”, concluiu.
Em relação ao comércio amanhã, segundo informações do Sindicato do Comércio Varejista de Volta Redonda (Sicomercio), o funcionamento na data é livre, lembrando apenas que, os comerciantes devem pagar hora extra e oferecer lanche aos funcionários que estiverem trabalhando. O acordo foi firmado durante as negociações com o Sindicato da categoria.
SIDER SHOPPING
Quem passar a data na cidade ou região, pode aproveitar as opções de lazer, gastronomia e compras do Sider Shopping. Amanhã, o estabelecimento funcionará em horário diferenciado. Lojas e quiosques ficarão abertos das 15 horas às 21 horas, já a praça de alimentação e área de lazer funcionarão das 11 horas às 22 horas. Na sexta-feira, 3, e sábado, 4, o funcionamento segue em horário normal com lojas e quiosques, das 9 horas às 21 horas, e praça de alimentação e lazer, das 10 horas às 22 horas. No domingo, 4, como sempre, as lojas e quiosques abrem das 15 horas às 21 horas e a praça de alimentação e lazer, das 11 horas às 22 horas.
Quem procurar por diversão no feriado prolongado vai curtir também os brinquedos do Parks & Games, que oferece opções para toda a família. Filmes imperdíveis, de diversos gêneros, também estão em cartaz no cinema, como: “Além da Morte”, “Tempestade: Planeta em Fúria”, “Thor: Ragnarok”, entre outros títulos. A praça de alimentação oferece diversas opções de gastronomia, sobremesas e bebidas. Saiba mais informações no site www.sidershopping.com.br.
1 Comentário
Oi Olá sou João
estamos esperançosos por dias melhores
pois esse ano que passou foi dificil
mas vamos lá não podemos desistir
Abraços