Flor Atlântica anuncia a chegada da primavera com arte, Bossa Nova, Jazz, plantio de girassóis

0

VALE DO CAFÉ 

Começa hoje no Vale do Café a 5ª edição do Flor Atlântica, o Festival da Primavera. A festa traz como tema a ‘A energia da natureza’, simbolizada pelo girassol, que acompanha fielmente o movimento do sol, e será semeado durante o evento.

Organizado pelo Jardim Ecológico Uaná Etê, um centro eco cultural a céu aberto no distrito Sacra Família, em Paulo de Frontin, as festividades atravessam os limites do Jardim, embelezando também o centro de Vassouras. Assim como os botões, a programação do Flor Atlântica abre-se em cinco pétalas de arte e conhecimento: exposições, música, conversas sobre ecologia, Feira FLOR, com feira de orgânicos e artesanais; e Flor Gourmet, que inclui flores como ingredientes gastronômicos.

A abertura oficial acontece, às 20 horas, com Toni Garrido no show ‘Noites de Orfeu’, que terá participação especial da harpista Cristina Braga, na Praça Barão de Campo Belo, cartão-postal da cidade de Vassouras. Na apresentação gratuita, realizada pela prefeitura de Vassouras, Toni relembra no palco a história de amizade e parceria de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Flor Gourmet, que harmoniza música e gastronomia de flores, começa na sexta-feira, com inspirações musicais e gastronômicas do saxofonista Léo Gandelman. A chef Ana Roldão é autora do cardápio, que terá os pratos preferidos do músico enfeitados de flores comestíveis, preenchendo o jardim do tradicional Hotel Santa Amália, em Vassouras com temas de Villa-Lobos e Tom Jobim sobre a natureza.

No sábado, o Jardim Ecológico Uaná Etê terá Nico Assunção interpretando Chet Baker, unindo Jazz a um elaborado jantar de flores, assinado pelo chef e compositor César Da Costa. A programação começa antes do show, às 19h30min, com passeio noturno para apreciar os aromas do jardim mediado por Cristina Braga, harpista e uma das anfitriãs do jardim.

Quem encerra a parte musical do Flor Atlântica é a dama do rádio Áurea Martins, que se apresenta durante brunch de flores no Mara Palace Hotel, com cardápio  criado pelo chef Fabrício Chagas, acompanhados por drinks da bartender Laura Paravato. Tartare de salmão, ceviche de tilápia e caipirinhas de frutas são alguns dos itens desse delicioso menu.

Para além de música e gastronomia, Flor Atlântica espalha sementes de arte e conhecimento através de painéis, exposições, vivências e feiras de orgânicos e plantas ornamentais. Três exposições embelezam os dias festivos: Hoje, às 11 horas, no Jardim Uaná Etê, acontece a vernissage da exposição ‘Valsa das Flores’, da arquiteta e artista plástica Cristina Caribé. Taças de prosecco e flores recebem os visitantes.

‘A Força de Gaia’ reforça as festividades, ainda hoje, às 14h30min, no pátio da Igreja Matriz: uma enorme mesa de arranjos de flores e orgânicos por Fernanda Myiahira e Fernando Pádua, designers de ambientes, embeleza Vassouras até dia 08. Amanhã, às 18 horas, a exposição ‘Tambores do Vale’, com fotos de Kitty Paranaguá retratando famílias jongueiras da região, ilumina o Centro Cultural Cazuza em Vassouras. Com realização da Trazluz, o acervo será doado à Associação Jongo Caxambu Renascer ao término da exposição, dia 27de setembro.

Na sexta-feira, é a abertura da Feira Flor, na Antiga Estação Ferroviária de Vassouras, ideal para conhecer as plantas ornamentais produzidas na região e produtos orgânicos e artesanais locais. No mesmo dia, às 14h30min, a escritora Sandra Stauss conduz um painel sobre ‘A Árvore da Vida – A Cabala e a Natureza’, em Uaná Etê, abrindo um ciclo de palestras com especialistas como Eduardo da Silveira Martins, Márcia Iritz, Pedro Cattete, Everaldo Magalhães que discorrem respectivamente sobre óleos essenciais, cristais, plantas de origem africana e indígena em uso no Brasil, e se ervas daninhas são realmente daninhas ou não.

Sábado, às 9 horas, é a abertura da Feira da Promoção da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Vassouras (Aciav), no centro, uma excelente oportunidade para conhecer o comércio de Vassouras. Às 10h30min, o Bloco do Bagunço conduzirá uma caminhada musical e divertida por Uaná Etê, onde haverá plantio de mudas e sementes de girassol. No último dia de Flor Atlântica,  o Bagunço volta à cena, a partir das 10 horas, animando as duas feiras que acontecem na cidade e convidando a todos para celebrar com toda energia o início da primavera.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !