Flir incentiva a diversidade cultural no Parque de Exposições

0

RESENDE

A Feira do Livro de Resende teve início ontem e segue até domingo, das 9 às 21 horas, com entrada gratuita, no Parque de Exposições Francisco Fortes Filho, na Morada da Colina. Em sua quinta edição, a Flir incentiva a diversidade cultural com extensa programação elaborada pela Look Mídia Eventos Especiais, em parceria com a Prefeitura de Resende – o governo municipal dá suporte na estrutura do evento e leva conteúdo para as áreas da educação e da cultura nos estandes.

Nesta quinta-feira, o evento teve como convidado especial o escritor indígena Daniel Munduruku, houve ainda a sessão de autógrafos com os escritores Priscila Gonçalves, Claudia Moraes, João Bastos, João Batista Belo e Nides Freitas, no Espaço do Escritor; e a Contação de Histórias com o projeto ‘Ser Criança’, na Flirzinha, dentre inúmeras atividades.

Nesta sexta-feira, entre 9 e 13 horas, acontece a Sessão de Autógrafos com Karina Queiroz, Cris Ávila, Sídney Bretanha, Daisy Lucas e Carlos Daróz, no Espaço do Escritor. O segundo dia de atividades prevê ainda ação da Caravana da Ciência; Show ‘É um assombro’ com Paulo Bi  no Palco Cultural e encontro com o convidado Crisiano Golveia. As convidadas especiais de sábado, dia 8, serão a jornalista e escritora Eliana Alves Cruz e a escritora espanhola Patrícia de Arias. No domingo, o convidado especial da Flir 2019 será o autor de livros de fantasia, Felipe Castilho.

O evento tem forte apelo para os estudantes e o setor da Educação. Os organizadores projetam que aproximadamente 2.380 alunos da rede pública municipal de ensino deverão visitar a Flir, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação. O cronograma inclui contações de histórias, livrarias, editoras, espetáculos, espaço educacional, sessões de autógrafos, palestras, oficinas, caravana da ciência, debates, intervenções literárias, danças, escritores e shows musicais.

A Secretaria de Educação conta com o pavilhão Espaço da Educação, aberto ao público todos os dias da feira, com atividades interativas. A tenda abordará a temática relacionada à valorização da educação pública, além da homenagem às escritoras que tenham representatividade na diversidade cultural brasileira e mundial.

PATRONA

A feira de 2019 tem como patrona a jornalista, poetisa, professora e líder feminista, Narcisa Amália de Campos, nascida em São João da Barra (RJ), em 1852. Narcisa, primeira mulher a se profissionalizar como jornalista no Brasil, morreu aos 72 anos no Rio, deixando um legado valioso para a literatura brasileira. O presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), Thiago Zaidan, conta com orgulho sobre a trajetória da poetisa que morou em Resende, lembrando que a Flir abrigará uma das suas famosas obras: o livro intitulado ‘Nebulosas’ – que ganhou o nome devido à neblina comum na região montanhosa. “Aos 11 anos de idade, Narcisa veio morar em Resende, com sua família. Casou-se aos 14 anos. Aos 28 anos, casou-se pela segunda vez no município fluminense. A obra ‘Nebulosas’ reúne poemas de exaltação à natureza e à pátria e lembranças da infância da escritora. O livro original de 1872, que faz parte do acervo do Arquivo Histórico Municipal de Resende, será exposto na feira” contou.

DESTAQUES

A quinta edição da Flir marca o início do projeto “Sinta esta ideia”, que será desenvolvido pela equipe da Biblioteca Pública Dr. Jandyr César Sampaio, todos os dias do evento. O projeto de inclusão social para deficientes visuais visa promover o incentivo à leitura em todos os formatos e tipos de público e divulgar a biblioteca e a sala de livros em sistema Braille, além de valorizar a questão da acessibilidade. Há exposição em homenagem a personalidades como Louis Braille e Dorina de Gouvêa Nowill, que lutaram pela inclusão social dos deficientes visuais. No domingo, às 10 horas, acontecerá a apresentação de cerca de 40 alunos dos cursos de teatro e música da Escola das Artes da Casa da Cultura.

A programação completa pode ser conferida no site www.feiradolivroderesende.com e nas redes sociais Facebook e Instagram (@feiradolivroderesende).

 

 

 

Deixe um Comentário