SUL FLUMINENSE
Estão prorrogadas até a próxima quarta-feira, dia 9, as inscrições para os cursos técnicos gratuitos. São 1.025 vagas disponíveis em unidades das regiões Sul Fluminense e Centro-Sul. Na região, há vagas em Barra do Piraí, Barra Mansa, Resende, Três Rios, Valença e Volta Redonda.
Com o objetivo de ampliar o acesso à educação de qualidade e à formação profissional, essas oportunidades fazem parte das 3.960 vagas oferecidas em todo o estado do Rio de Janeiro. As inscrições, também gratuitas, devem ser feitas exclusivamente de forma presencial. Os interessados devem ficar atentos, pois as inscrições poderão ser encerradas automaticamente quando o número de inscritos atingir o limite de vagas oferecidas. Os editais de cada unidade podem ser acessados pelo link: https://www.firjansenai.com.br/editaisgratuitos.
As aulas terão início em 6 de agosto. Todos os cursos seguem o modelo de 80% da carga horária presencial e 20% de autoestudo, com quatro dias da semana na unidade Firjan Senai e um dia reservado para atividades orientadas pelo instrutor no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Por isso, é necessário que o candidato tenha acesso a computador com internet.
Processo seletivo
Para participar, é necessário atender aos pré-requisitos específicos de cada curso, incluindo idade mínima, escolaridade e renda familiar per capita bruta de até 1,5 salário-mínimo, comprovada por autodeclaração.
A prova de seleção será realizada no dia 12 de julho, das 10 às 12 horas, com questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática. No dia da prova, o candidato deve levar comprovante de inscrição, documento oficial com foto e caneta esferográfica azul ou preta.
A inscrição e a matrícula são gratuitas. O resultado será divulgado na unidade onde a prova foi realizada. Em caso de empate, os critérios de desempate serão: maior nota em Língua Portuguesa, maior nota em Matemática, maior idade e ordem de inscrição.
UNIDADES E VAGAS
Firjan Senai Barra do Piraí – 160 vagas: Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Logística.
Firjan Senai Barra Mansa – 225 vagas: Técnico em Automação, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica, Técnico em Logística, Técnico em Segurança do Trabalho
Firjan Senai Resende – 120 vagas: Técnico em Eletromecânica, Técnico em Planejamento de Controle de Produção, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
Firjan Senai Três Rios – 240 vagas: Técnico em Automação Industrial, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica, Técnico em Redes de Computadores, Técnico em Manutenção de Máquinas Industriais.
Firjan Senai Valença – 120 vagas: Técnico em Eletromecânica, Técnico em Logística
Firjan Senai Volta Redonda – 160 vagas: Técnico em Mecânica, Técnico em Automação Industrial, Técnico em Eletrotécnica