VOLTA REDONDA
A Firjan Sul Fluminense promoveu, nesta quarta-feira, 30, uma reunião com os prefeitos eleitos da região, visando definir estratégias para o desenvolvimento regional no ciclo 2025-2028. Sob a liderança de Henrique Nora Júnior, o encontro ocorreu na unidade, em Volta Redonda. Durante o evento, lideranças debateram planos focados no fortalecimento econômico e social, abordando temas como segurança, infraestrutura, inovação e sustentabilidade.
Henrique destacou a importância da parceria entre setor público e iniciativa privada. “A Firjan é uma entidade que atua diretamente na defesa de interesses da indústria e, por consequência, do desenvolvimento econômico e social. Não existe desenvolvimento se não formos parceiros do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil, todos envolvidos num propósito único”, apontou. Ele também enfatizou os desafios regionais, como infraestrutura, energia e mão de obra, e reafirmou o compromisso da entidade em criar “pontes e abrir portas para que o desenvolvimento chegue de maneira sustentável”.
Prefeitos da região também destacaram a relevância dessa integração. Para Kátia Miki, prefeita de Barra do Piraí, “essa troca de experiências entre os municípios é fundamental, pois quando a região cresce como um todo, cada cidade também se beneficia”, disse. Furlani, eleito em Barra Mansa, reforçou a importância do esforço conjunto, afirmando que “se o Sul Fluminense estiver forte, isso reflete em todas as cidades. A união dos municípios será essencial nos próximos quatro anos”.
Antonio Francisco Neto, prefeito de Volta Redonda, destacou o papel da Firjan na qualificação de mão de obra. “Ninguém melhor do que eles para nos ajudar a gerar emprego e qualificar nossa população”, citou. Cláudio Ferreti, prefeito de Angra dos Reis, mencionou que a parceria é fundamental para a formação profissional. “Nosso projeto Escola do Emprego vai muito além de um espaço físico, ele une emprego e formação, e a Firjan será fundamental para isso”, completou.
Outros prefeitos eleitos também compartilharam suas expectativas. Kaio Márcio, de Itatiaia, ressaltou o potencial de turismo e indústria, mas apontou a necessidade de “investir muito na qualificação de mão de obra”. Luiz Fernando Pezão, prefeito eleito de Piraí, lembrou o sucesso do consórcio de saúde e sugeriu que a Firjan poderia ajudar a desenvolver novos projetos regionais de grande impacto, como uma escola técnica centralizada. Já Tande Vieira, de Resende, comentou a importância de a Firjan atuar como “um catalisador da união dos municípios” para resolver problemas comuns e fortalecer a capacitação industrial local.