SUL FLUMINENSE
A Firjan participa amanhã do lançamento oficial do Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos (Promar), do Ministério de Minas e Energia (MME). O evento on-line será transmitido pelo canal da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) no YouTube.
O programa teve consulta pública aberta em janeiro, quando agentes produtores, fornecedores de bens e serviços, órgãos públicos e instituições como a Firjan apresentaram sugestões sobre os principais desafios enfrentados na exploração e produção desses campos.
Entre as contribuições encaminhadas pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro está o incentivo a investimentos em tecnologia aplicada e em inovação para ampliar os métodos de recuperação dos campos maduros. Para a temática sobre geração de empregos, a federação sugere a criação de um programa de incentivo à formação e atualização profissional para suprir o aumento da demanda do mercado. E com relação a propostas para manutenção da indústria de bens e serviços locais, recomenda-se a implementação de uma política industrial, coordenando medidas existentes, como PDI, conteúdo local, Repetro, acesso a crédito, entre outros.
De acordo com a gerente de Petróleo, Gás e Naval da federação e diretora-geral da ONIP, Karine Fragoso, o Promar é uma iniciativa fundamental do MME para continuar estimulando o crescimento de um mercado estratégico no mundo. “Cada vez mais vemos o fortalecimento e a chegada de novas operadoras com competência e apetite para investir no Brasil. Com os instrumentos adequados, se configura um cenário mais saudável e sustentável para fornecedores e trabalhadores, pauta recorrente da ONIP e da Firjan”, afirma Karine.
Com infraestrutura instalada e reservatórios descobertos, os campos maduros oferecem oportunidade de acesso a volumes remanescentes de óleo e gás com investimentos menores do que os dos campos novos. A partir da extensão da vida útil desses campos, o Promar visa o aumento do fator de recuperação, a geração de empregos, a manutenção da indústria de bens e serviços locais e a criação de melhores condições de aproveitamento econômico de petróleo e gás natural.
Durante o lançamento serão apresentados os próximos passos do programa, que incluem a apresentação dos resultados após avaliação das propostas; a realização de um workshop; o encaminhamento dos temas selecionados para avaliação dos órgãos públicos responsáveis; e a elaboração de um relatório com as conclusões, após um segundo workshop.