Firjan incentiva capacitação em mercado internacional para empresários

0

SUL FLUMINENSE

Novos temas foram incluídos na grade do Programa de Capacitação em Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), desenvolvido em parceria com a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex).  Entre as novidades, estão os cursos de Declaração Única de Exportação, Declaração Única de Importação, Portal Único Siscomex, Repetro-SPED e Valoração Aduaneira. Com início em fevereiro, os treinamentos são voltados para empresários e profissionais que atuam nas áreas de exportação, importação, câmbio, marketing internacional, logística, transporte, seguro e defesa comercial.

O planejamento e a capacitação nos temas propostos são essenciais para o processo de internacionalização e auxiliam os empresários que ainda não exportam ou que desejam aprimorar o conhecimento. “A capacitação em comércio exterior é elemento-chave para ser bem-sucedido nos negócios internacionais”, explica Rachel Brasil, coordenadora de Acesso a Mercado da Firjan. “Em situações de retração da demanda interna ou de crise, muitas empresas se voltam para mercados externos como forma emergencial de prosseguir com suas vendas e produção. Porém, para obterem sucesso, precisam estar preparadas para esse desafio” conclui.

CURSOS

A Firjan tem preços de investimento nos cursos com valor especial aos seus associados. Informações sobre inscrição e valor pelo telefone (21) 2563-4600 ou pelo e-mail [email protected]. Em fevereiro serão realizado no dia 2, o curso Portal Único Siscomex, que tem como objetivo explicar como usar o Portal Único Siscomex, uma iniciativa de reformulação dos processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro brasileiro. E no dia 16, o curso Classificação Fiscal de Mercadorias & Incoterms, para ensinar as normas que regem a Classificação Fiscal de Mercadorias, importante para determinar os tributos envolvidos nas operações de importação e exportação e o tratamento administrativo requerido para o produto.

A sequência de cursos terá ainda, em março, Exportação Passo a Passo, em abril Declaração Única de Exportação na prática, em maio o Importação Passo a Passo e em junho, Declaração Única de Importação na prática. Abrindo o segundo semestre ocorrerá em julho o curso Valoração Aduaneira. A série até dezembro terá ainda Certificação OEA – Operador Econômico Autorizado; Transporte Internacional de Cargas; Seguro de Transporte Internacional de Cargas; Logística Internacional, e Repetro-SPED.

Deixe um Comentário