RIO
Em comemoração ao Dia da Indústria, a Firjan homenageou nesta quinta-feira (23), em sua sede no Rio, seis empresários, uma personalidade e três indústrias – entre eles, o vice-presidente de Relações Institucionais da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Marco Antônio Saltini, e a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima – que se destacaram em 2024 nos cenários políticos, econômico e social e por grandes serviços prestados à indústria do estado do Rio de Janeiro e do Brasil. A medalha de Saltini foi entregue pelo presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira; e pelo 1º vice-presidente Firjan, Luiz Césio Caetano.
“Fiquei muito honrado em ser agraciado com a Medalha do Mérito Industrial da Firjan. Isso reforça todo o trabalho que a gente desenvolve em prol da indústria fluminense, e da indústria brasileira. E é muito ligado a esse empenho que a própria Firjan tem, e para a Volkswagen Caminhões e Ônibus, nosso compromisso com o crescimento do estado do Rio de Janeiro, da nossa indústria, e pela melhoria do ambiente de negócios. Então, é uma honra muito grande, fico muito feliz, junto com os demais empresários, por receber essa homenagem”, comemorou.
Engenheiro, nascido na cidade de São Paulo, Saltini é graduado em Engenharia de Produção Mecânica pelo Instituto de Ensino de Engenharia Paulista e com especialização em Desenvolvimento Gerencial pela PUC-MG. Trabalha no setor automotivo há mais de 40 anos. Atualmente é vice-presidente da área de Relações Institucionais da Volkswagen Caminhões e Ônibus, vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e membro da Diretoria da entidade desde 2004, além de vice-presidente da Firjan CIRJ desde 2021.
Nova Indústria Brasil
Desde 1965, a Firjan homenageia empresários e personalidades com a Medalha do Mérito Industrial do Rio de Janeiro durante o Dia da Indústria. Neste ano, o evento contou ainda com a participação do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, que recebeu um documento com propostas para a Nova Indústria Brasil, política industrial lançada pelo governo federal em janeiro deste ano. O documento, elaborado em conjunto por algumas das maiores empresas do país, contou com a contribuição ativa de representantes da Volkswagen Caminhões e Ônibus, principalmente em relação ao setor automotivo.
Confira aqui o documento com as propostas para a Nova Indústria Brasil.
O evento – e a elaboração do documento – também contou com a participação de líderes das empresas Águas do Rio, Braskem, BRF, CBC, Cimento Nacional, Cristalia, Cury, Ecorodovias, Embraer Defesa e Segurança, Emgepron, Fiocruz, Frescatto, Iguá, Lemgruber, M. Dias Branco, Natura, Nortec, Novonor, Petrobras, Piracanjuba, Porto do Açu, Prumo Logística, SIATT, Stefanini, Stella Tecnologia, Tenda, Ternium e Vale.