VOLTA REDONDA
A Firjan premiou com a Medalha do Mérito Industrial do Rio de Janeiro empresários e personalidades que se destacaram em 2018 nos cenários político, econômico e social. “Temos a honra de reconhecer os incansáveis esforços na luta pela indústria e pelo desenvolvimento do Rio e do nosso país”, reforçou Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan. Um dos homenageados na cerimônia, que aconteceu na última sexta-feira, 14, foi Roberto Cordeiro Viana, diretor-Presidente da empresa Elevolt. Viana, infelizmente, faleceu em setembro deste ano, após ser indicado para receber a homenagem. Por isso, quem recebeu a honraria foi o filho do empresário, Sandro Viana, diretor da Elevolt.
Roberto Cordeiro Viana iniciou sua vida profissional como servente metalúrgico da CSN em 1982. Fundou a Elevolt Indústria e Comércio, em Volta Redonda, buscando sanar uma deficiência na região Sul Fluminense no setor eletromecânico de peças e componentes para manutenção de equipamentos industriais. Com seu empenho, logo a companhia atingiu uma posição de destaque no cenário nacional, tornando-se uma das maiores empresas fabricantes e reparadoras de componentes para a indústria e concorrendo com multinacionais no Brasil. Foi membro do Conselho da Firjan Sul Fluminenses e atuou na diretoria do Metasul no período de 2002 a 2010.
Em nome dos homenageados, Maxime Rabilloud, ex-CEO da Total E&P no Brasil, afirmou que a iniciativa reconhece o espírito empreendedor desse grupo, que é essencial para o crescimento do país e do estado. “São pessoas que, como eu, se doaram. É um altruísmo que dá esperança para dias melhores”, discursou.
Também foram agraciados com a Medalha do Mérito Industrial: Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Fernando Carlos Cancella, presidente do Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias do Estado do Rio de Janeiro (Sindistal), Paulo César Moreira Noel, presidente do Sindicato das Indústrias de Marcenaria, Móveis de Madeira, Serrarias, Carpintarias e Tanoarias de Petrópolis (Sindmarcenaria) e Waldir dos Santos Junior, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de Três Rios, Paraíba do Sul, Areal, Comendador Levy Gasparian, Sapucaia e São José do Vale do Rio Preto (Sindicom-TR).
Segundo a Firjan, os nomes foram escolhidos por uma comissão especial e ratificados pela diretoria da federação