Firjan apresenta balanço do desenvolvimento regional

0

PIRAÍ

Seguindo as direções desenvolvidas através das Agendas Regionais do Mapa do Desenvolvimento 2016-2025, o Sistema Firjan divulga algumas das atuações nacionais, com foco local. Os desafios para o desenvolvimento de cada região fluminense são enfrentados pelo Sistema Firjan com estratégias adaptadas à realidade de cada área no estado.

Um dos principais pleitos dos industriais do Sul Fluminense é a duplicação da pista de descida da Serra das Araras, uma vez que o gargalo provoca engarrafamentos, acidentes e atrapalha o escoamento da produção.

Para defendê-lo, a Representação Regional reuniu em fevereiro de 2017, empresários da região para uma mobilização em Piraí. Atualmente, a obra aguarda autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A Federação também apoiou rodadas de negócios em duas feiras: a Flumisul, em Barra Mansa, e a Industrisul, em Volta Redonda.

No Centro-Norte, o associativismo e a defesa de interesses dos empresários estiveram em foco com a realização de palestras e encontros. Em parceria com a Federação, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Centro Norte Fluminense (Sinduscon-CN) participou do 2º Simpósio Latino-Americano de Bioarquitetura e Sustentabilidade (Silabas), em Nova Friburgo. Para ativar o setor cervejeiro local, foram realizadas caravanas com o Sindicato das Indústrias de Alimentação de Nova Friburgo e Região (Sindanf), que aumentou sua base de associados em 20%. A atualização da Agenda Regional e a construção de um plano de ação para 2018 também foram passos importantes.

Já na Baixada Fluminense, a representação regional pressionou a Prefeitura de Duque de Caxias a investir em infraestrutura, prioritariamente a construção do Arco Viário de Campos Elíseos, um dos principais gargalos para o desenvolvimento local.  Na Região Serrana, o foco foi a prospecção de novos mercados. Uma parceria entre a Firjan Internacional e a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex) resultou no Programa de Capacitação em Comércio Exterior para empresas. A Federação também atuou na consultoria para redação do Projeto de Lei (PL) nº 7.389/2017, da Câmara Municipal de Petrópolis, que garantiu nova legislação para alavancar a produção de cervejas e atrair novos investidores para a cidade.

Atendimento personalizado nas Regionais

No Norte do estado, Macaé sediou a Brasil Offshore, onde a Firjan lançou o Sumário Executivo do Anuário da Indústria de Petróleo no Rio de Janeiro – Panorama 2017. A Federação também levou 38 empresários da região ao Complexo Industrial do Porto do Açu, em São João da Barra.

Outra iniciativa importante foi a reunião, em junho, com prefeitos de cidades do interior do estado do Rio e deputados estaduais em defesa da manutenção dos incentivos fiscais. O encontro teve como objetivo discutir a importância dessa política para a competitividade industrial fluminense. Seu desdobramento resultou em palestra na Representação Regional Centro-Sul Fluminense, que apresentou o cenário dos incentivos fiscais aos prefeitos da região. O pleito foi atendido. A atuação da Firjan ajudou a empresa GE Celma a dar continuidade à construção de sua nova planta no município de Três Rios, movimentando a economia da região.

No Leste Fluminense, o Fórum de Desenvolvimento Econômico Regional reuniu representantes do governo e do setor produtivo para discutir crescimento econômico da região e melhorias no ambiente de negócios. Niterói também sediou encontros de negócios organizados pela Representação Regional e parceiros locais.

Numa iniciativa que beneficia todas as regiões, a Firjan firmou parceria com o governo do estado para agilizar o atendimento de questões relacionadas a quatro órgãos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis): a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), a Agência Estadual de Fomento (AgeRio), a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) e o Departamento de Recursos Minerais (DRM). Com o acordo, empresários do interior passaram a receber o primeiro atendimento diretamente nas Representações Regionais.

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !