Final de semana terá mutirão contra a Dengue em Resende

0

RESENDE

Mais uma etapa do mutirão contra a dengue, zika e chikungunya acontece neste final de semana. A Prefeitura, através do Comitê de Combate à Dengue, inicia os trabalhos neste sábado, dia 23, passando pelos bairros Vila Julieta e Liberdade. No domingo, dia 24, as equipes estarão no bairro Nova Liberdade. A ação visa recolher materiais que podem se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti, identificar e tratar focos domiciliares, além de conscientizar moradores sobre as medidas preventivas.

O trabalho desenvolvido através de uma grande parceria contará com equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Divisão de Fiscalização de Posturas e da Defesa Civil de Resende. No sábado, o Mutirão acontece das 8 às 17 horas, enquanto no segundo dia vai das 8 às 14 horas. Como apoio, a Prefeitura irá contar com representantes da Cruz Vermelha e da Academia Militar das Agulhas Negas (AMAN). O mutirão terá com o auxílio do maquinário da Secretaria Municipal de Obras, sendo seis caminhões e duas retro escavadeiras. A equipe do Exército ainda contribuirá com mais dois caminhões.

A ação visa recolher materiais que podem se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti, identificar e tratar focos -Divulgação

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Carolina Bittencourt, o mutirão deverá contar com a participação de aproximadamente 170 profissionais e o previsto no planejamento do Comitê é que as equipes passem por mais de 5.500 imóveis. A superintendente lembra, no entanto, que a iniciativa só dará os resultados esperados com a colaboração da população. “É fundamental que os munícipes abram as portas de suas residências para receber o Mutirão. Os profissionais vão inspecionar e tratar de cada quintal todos os recipientes que acumulem água, como baldes, pratos de plantas, potes, calhas, garrafas e pneus. Mas essa postura vai muito além do mutirão, é sempre importante estar atento. E caso identifique algum imóvel com possíveis focos do Aedes aegypti, é recomendado denunciar para a Ouvidoria”, explica a superintendente.

Um dos principais objetivos do mutirão é controlar preventivamente a incidência dos focos do mosquito transmissor das doenças. A ação, inclusive, mira pontos estratégicos da cidade que possuem maior tendência a conter criadouros. Outro importante ponto sobre a organização do mutirão é o fato de ocorrer justamente em um período de chuva, quando os recipientes que acumulam água tornam-se mais perigosos.

Deixe um Comentário