Com o Estádio Nilton Santos vetado pelo Botafogo, a final da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca, será mesmo fora do Estado do Rio. O palco do confronto será o Estádio Kléber Andrade, que fica em Cariacica (ES), que será disputado no domingo, dia 18, entre Boavista e Flamengo. O Estádio Kléber Andrade tem capacidade para receber, oficialmente, 21 mil torcedores. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) confirmou oficialmente o local da partida na noite desta terça-feira, dia 13, através de comunicado em seu site. O Maracanã segue indisponível por conta de shows e eventos marcados para o estádio ao longo do mês de fevereiro.
A decisão foi tomada após o Botafogo anunciar que não liberaria o Estádio Nilton Santos, o Engenhão, para a decisão, em represália à comemoração de Vinicius Júnior, jogador do Flamengo, remetendo ao “chororô”, episódio acontecido em 2008 e que envolveu os botafoguenses, em que jogadores e comissão técnica se reuniram para reclamar da arbitragem depois de perder a Taça Guanabara de 2008 para o próprio Flamengo. Será a primeira vez na História em que o título da Taça Guanabara será decidido fora do Estado do Rio.
Com o impasse quanto ao local para a realização do confronto, o Prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (Podemos), chegou a dizer que a Cidade do Aço e o Estádio Raulino de Oliveira, que tem capacidade para 20 mil 20 mil torcedores, e que foi palco da semifinal entre Flamengo e Botafogo no sábado, dia 10, estariam aptos para o confronto. Na ocasião Samuca disse que seria uma honra receber a partida na Cidade do Aço. “Será uma honra ter essa grande final da Taça Guanabara aqui em Volta Redonda. A cidade tem excelente estrutura hoteleira, tem segurança e o Raulino de Oliveira está pronto, com gramado lindo para receber Boavista e Flamengo” garantiu Samuca Silva, lembrando que não foi registrado nenhum incidente envolvendo os torcedores.