Para os alunos, professores e membros do Pré -Vestibular Cidadão do Movimento pela Ética na Política(MEP), a realização da 6ª Olimpíada de Filosofia do Estado Rio de Janeiro em Volta Redonda, sem dúvida foi um marco no ‘processo cívico – educacional’. A ação aconteceu no último final de semana.
Relatos nas redes sociais e testemunhos de participantes do evento, como os ligados ao MEP, dão conta que os mais de 500 presentes ficaram encantados com o feito. Segundo o coordenador do MEP, José Maria da Silva, o Zezinho, a circularidade e horizontalidade do evento nos espaços do Colégio Manuel Marinho, no bairro Vila Santa Cecília, das praças e dos memoriais Zumbi e Operários, no centro da cidade, deram novos tons às inúmeras vozes.
De acordo com Zezinho, tratou de um misto de resistência e esperança. “Leituras coletivas, rodas filosóficas, debates, cultura afro Jongo, músicas e falas de notáveis educadores deram sinal de uma primavera nova e possível. Segundo declarou o professor Alexandre Batista da Silva, foi lindo ver jovens refletindo a realidade com tanta seriedade.
Já a aluna do Pré -Vestibular Cidadão do MEP, Vitoria Fortini, escreveu que achou bem interessante a fala do professor Danilo Spinola Caruso, em que ele citou a CSN e os operários na Praça Brasil. “Olhando o monumento o analisei sobre outra perspectiva, detalhes que não havia parado para ver”, concluiu o Zezinho.